PT de João Pessoa vai recorrer para manter candidatura de Anísio Maia

O imbróglio teve início após a Nacional definir apoio à candidatura de Ricardo Coutinho.

Foto: Divulgação/Facebook
PT de João Pessoa vai recorrer para manter candidatura de Anísio Maia
Foto: divulgação/Facebook

A Comissão Executiva Municipal do PT anunciou nesta quinta-feira (17) que vai recorrer à Justiça para tentar manter a candidatura do deputado Anísio Maia a prefeito e de Percival Henriques (PCdoB) para vice nas Eleições 2020. O imbróglio teve início após o Diretório Nacional suspender a convenção partidária, realizada na noite desta quarta-feira (16), e definir apoio à candidatura de Ricardo Coutinho, do PSB, na disputa majoritária na capital.

Na resolução, assinada pela presidente do PT, Giucélia Figueiredo, o diretório municipal considera que a candidatura do deputado Anísio Maia a prefeito foi aprovada pela instância municipal do PT por unanimidade e tem tido grande aceitação junto às bases partidárias e à sociedade pessoense.

Outro ponto destacado diz respeito ao fato de o PT municipal referenda a candidatura, em aliança com o PCdoB, dentro de total concordância com a lei eleitoral e o estatuto partidário, bem como a que todas as decisões tomadas se deram em constante diálogo com a direção nacional.

Antes da reunião desta manhã, Anísio Maia já havia classificado como violenta a decisão do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores de retirar a candidatura dele a prefeito de João Pessoa. Maia fez críticas também ao ex-governador Ricardo Coutinho, acusando ele de ter se “movido nas sobras” para impedir a candidatura própria do seu partido e de agir para enfraquecer o PT. “Nós convidamos ele para participar dos debates internos, de debates transparentes, mas ele nunca veio”, disse, alegando que Ricardo Coutinho, pelas acusações de corrupção, não tem como fazer o debate de ideias contra a direita e a extrema-direita.