Patos tem quatro candidatos na disputa pela prefeitura; veja quem são

Todos os concorrentes já deram entrada no pedido de registro de candidatura.

Héber Advogado (DC), Juiz Ramonilson (Patriota), Lenildo Morais (PT) e Nabor Wanderley (Republicanos). Foto: Montagem
Eleições 2020 - Prefeitos Patos
Héber Advogado (DC), Juiz Ramonilson (Patriota), Lenildo Morais (PT) e Nabor Wanderley (Republicanos). Foto: Montagem

A cidade de Patos, no Sertão, terá quatro candidatos a prefeito nas Eleições 2020. Diferente do último pleito, que contou com cinco opções para o eleitorado patoense, o processo de escolha até poderia ter mais nomes, porém fusões entre chapas aconteceram durante o período das convenções. Inclusive, a eleição é muito aguardada pelos eleitores de Patos, que nos últimos anos, viveram um caos administrativo com quatro pessoas ocupando a cadeira de prefeito de 2016 até os dias atuais. Os quatro candidatos já apresentaram o pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral.

Alguns dos nomes que vão disputar o comando da cidade este ano já governaram Patos em outros momentos, a exemplo de Lenildo Morais (PT) e Nabor Wanderley (Republicanos). As novidades serão Héber Tiburtino (DC) e Ramonilson Alves (Patriota).

Lenildo Morais, que venceu o pleito de 2012 como vice-prefeito, na chapa com Francisca Motta, chegou a assumir como prefeito quando a ex-deputada estadual foi afastada do cargo. Na disputa de 2016, ele concorreu ao cargo de prefeito, mas acabou ficando em terceiro lugar, obtendo apenas 1.372 votos. Para este ano, ele terá ao seu lado a vereadora Edjane Araújo (PDT), que chegou a se lançar como pré-candidata à prefeita.

Outro nome que já governou a cidade é Nabor Wanderley (Republicanos). Atualmente deputado estadual pela segunda vez, o político vai para a sua quinta disputa pela prefeitura de Patos. Perdeu em 2000 para Dinaldo Wanderley, venceu os pleitos de 2004 e 2008, mas foi derrotado em 2016 para Dinaldo Wanderley Filho. O seu vice será o professor Jacob Souto (Rede), que disputou a última eleição, sendo o quarto colocado com 1.135 votos.

O candidato pelo partido Democracia Cristã (DC), Héber Tiburtino, disputará uma eleição pela primeira vez, usando o nome Héber Advogado. Ele tem 38 anos e a sua vice será a socióloga Cinthia Mambrini, do mesmo partido.

Também da área jurídica, mas hoje juiz aposentado, Ramonilson Alves (Patriota) também será candidato pela primeira vez. Em paralelo à magistratura, ele também atua como professor de ensino superior e tem 45 anos. Terá como vice o médico Umberto Joubert (Democratas), que tem histórico de família política, com atuação nas cidades de São Mamede e Santa Luzia, na região de Patos.