No Brejo, Guarabira terá três candidatos a prefeito; veja os nomes

Disputa será entre Marcus Diogo (PSDB), Roberto Paulino (MDB) e Teotônio (PDT).

Marcus Diogo (PSDB), Roberto Paulino (MDB), Teotônio (PDT). Foto: Montagem
Eleições 2020 - Prefeitos Guarabira
Marcus Diogo (PSDB), Roberto Paulino (MDB), Teotônio (PDT). Foto: Montagem

Em Guarabira, principal cidade da região do Brejo paraibano, terá uma disputa pelo cargo de prefeito com três concorrentes. De um lado está o atual prefeito Marcus Diogo (PSDB), que assumiu a cadeira após a morte do ex-prefeito Zenóbio Toscano; do outro Roberto Paulino (MDB) e surgindo como uma terceira via, Teotônio Assunção (PDT).

Na cidade ‘Rainha do Brejo’, a escolha dos candidatos foi rodeada por muito mistério e expectativa. Os agentes políticos da cidade, inclusive, apostavam em um embate entre os deputados estaduais Camila Toscano (filha dos ex-prefeitos Zenóbio e Léa Toscano) e Raniery Paulino (filho dos ex-prefeitos Roberto e Fátima Paulino).

Porém, o grupo do ex-prefeito Zenóbio Toscano vai apoiar Marcus Diogo, que foi companheiro de Zenóbio na eleição passada, sendo eleito no cargo de vice-prefeito. Diogo terá uma chapa puro sangue, contando com o ex-secretário de Saúde do município, Wellington Oliveira, também do PSDB. O seu parceiro de chapa chegou a ser anunciado como pré-candidato a vereador.

A candidatura da oposição foi definida, após o MDB realizar uma movimentação colocando os nomes de Roberto e Raniery Paulino. Raniery, inclusive, chegou a se afastar da Assembleia Legislativa da Paraíba, o que reforçou a tese de que ele poderia ser o candidato. Mas, o nome anunciado foi o de Roberto Paulino, que foi prefeito da cidade entre as décadas de 1970, 1980 e 1990. Seu vice será o ex-vereador Beto Meireles, do Cidadania, partido do governador João Azevêdo.

Outro nome em disputa será o do advogado Teotônio Assunção (PDT), que será candidato pela primeira vez. O seu vice é o vereador Jáder Filho, eleito pelo PSB, mas hoje filiado ao PROS.