Rama Dantas quer aplicar 2% do PIB no sistema de transporte de João Pessoa

A candidata do PSTU foi entrevistada na CBN nesta segunda-feira (26).

Foto: Angélica Nunes
A candidata do PSTU foi entrevistada na CBN nesta segunda-feira (26). Foto: Angélica Nunes

A professora Rama Dantas, candidata do PSTU a prefeita de João Pessoa,  foi entrevistada pela CBN nesta segunda-feira (26). Sabatinado pelos jornalistas Carla Visani (âncora do programa), Suetoni Souto Maior, da CBN, e Laerte Cerqueira, da TV Cabo Branco, ela foi perguntada sobre mobilidade urbana, segurança pública e saúde.

A candidata foi  inicialmente perguntada sobre a proposta de estatização do sistema de transporte público na capital. Seu programa de governo fala em implantar o passe livre para estudantes e desempregados e em investir 2% do PIB no sistema de transporte.

“É preciso entender que os transportes têm que estar voltados para quem utiliza e não para o enriquecimento como a gente tem hoje de monopólio, em que uma família enriquece às custas das péssimas condições de mobilidade urbana em nossa cidade. Transportes caros, superlotados, em que as pessoas ficam mais de uma hora esperando o ônibus. A gente defende uma empresa gerida pelos trabalhadores, não voltada exclusiva aos lucros”, comentou, ressaltando que os planos são exequíveis e essenciais para a população que depende deles.

 

Deficit habitacional

 

Rama Dantas também explicou a  proposta de investir 10% do PIB de João Pessoa anualmente para acabar com o déficit habitacional. Na prática, o valor representaria todo o orçamento da capital para o próximo ano, que serpa de R$ 2,7 bilhões. “Quando a gente quer transformar essa estrutura da sociedade, você tem que colocar no bojo que a participar dessa construção você vai ter setores da economia que vão parar de lucrar e isso será revertido para o PIB da nossa cidade.

Segundo a candidata, é preciso entender que essa proposta não é para hoje, nem do sistema atual. “É uma lógica que vai quebrar com o sistema atual de arrecadação, mesma perspectiva que vamos pegar a riqueza concentrada e distribuí-la para todos”, afirmou.

 

Segurança

 

Rama Dantas também foi questionada sobre as propostas para a Guarda Municipal, caso seja eleita. Em um dos pontos de seu programa ela defende uma polícia que seja pautada nas regras do cidadão civil. “Não tem como fazer segurança em João Pessoa sem relação com a Polícia Militar. A segurança tem que estar pautada às necessidades da população. Tanto a guarda, quanto a PM, tem que estar submetidas aos conselhos populares porque eles é quem vão dizer as necessidades daquele local. Então, se aquela comunidade achar que precisa de um guarda armada terá guarda armada, por exemplo”, explicou.

A candidata do PSTU negou que o perfil proposto pelo seu programa de governo seja de “polícia paralela”, nos moldes das milicias instaladas no Rio de Janeiro. “É a comunidade que vai ser reunir para definir as estratégias de segurança. Não são estruturas paralelas, queremos dar ao povo aquilo que lhes é de direito. Precisamos entregar nas mãos dos trabalhadores a gestão da cidade”, enfatizou.

 

Entrevista

 

A rodada de entrevistas com os candidatos segue na próxima terça-feira (27) com Rafael Freire (UP). A ordem dos postulantes na sabatina foi definida por sorteio, com as equipes de campanha. Ao todo, o candidato tem 30 minutos para falar de projetos, experiência política e planos que pretende colocar em prática, caso seja eleito.

 

Veja a ordem dos candidatos:

 

Dia 13/10/20 – Edilma Freire (PV)
Dia 14/10/20 – Nilvan Ferreira (MDB)
Dia 15/10/20 – Anísio Maia (PT)
Dia 16/10/20 – Ítalo Guedes (Psol)

Dia 17/10/20 – Sábado
Dia 18/10/20 – Domingo

Dia 19/10/20 – João Almeida (SD)
Dia 20/10/20 – Carlos Monteiro (Rede)
Dia 21/10/20 – Cícero Lucena (Progressistas)
Dia 22/10/20 – Raoni Mendes (DEM)
Dia 23/10/20 – Wallber Virgolino (Patriota)

Dia 24/10/20 – Sábado
Dia 25/10/20 – Domingo

Dia 26/10/20 – Rama Dantas (PSTU)
Dia 27/10/20 – Rafael Freire (UP)
Dia 28/10/20 – Camilo Duarte (PCO)
Dia 29/10/20 – Ricardo Coutinho (PSB)
Dia 30/10/20 – Ruy Carneiro (PSDB)