A menos de 15 dias das Eleições 2020, Justiça Eleitoral registra 216 renúncias de candidatos na Paraíba

Renúncias são responsáveis por 59% dos candidatos que estão inaptos às eleições.

Foto: Roberto Jayme/TSE

De um total de 12.517 solicitações de registros de candidaturas para as eleições 2020 na Paraíba, 216 candidatos renunciaram, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral. Os números fazem com que, até esta terça-feira (3), a 12 dias do pleito, a renúncia seja o motivo mais frequente entre aqueles considerados inaptos às eleições, com 59% das inaptidões, seguida por indeferimento (28%), pedido não conhecido (7%), cancelamento (2%) e falecimento (1%). Não são divulgados os motivos das renúncias.

Na manhã desta terça-feira (3) foi a vez do bancário Emanuel Santana (PMN) confirmar a renúncia  da candidatura à prefeitura do Conde. A decisão, segundo ele, foi tomada de formada colegiada entre os membros do seu partido desde o último domingo (1º), como forma de buscar uma alternância de poder na cidade. No entanto, a saída dele ainda não consta nos números da Justiça Eleitoral, já que ele ainda não fez a renúncia formalmente.

Já em Campina Grande, a chapa do candidato a prefeito Edmar Oliveira (Patriota) segue sem vice. O então companheiro de chapa de Oliveira, Wanderley Bezzera, desistiu da disputa e isso tem colocado em risco a candidatura.  O partido não quer homologar outro nome para a disputa.

Entre os motivos para o indeferimento da candidatura, o mais frequente foi a ausência de requisito de registro (84), seguido da ficha limpa (10), indeferimento de partido ou coligação (4) e abuso de poder (2). Já os que tiveram o pedido não conhecido tiveram como motivo a ausência de requisito de registro (2) e indeferimento de partido ou coligação (6).

Os candidatos que faleceram eram todos candidatos a vereadores e dos municípios de Cuité, Lagoa Seca, Sousa e João Pessoa.