Carlos Monteiro, da Rede, propõe seleção pública para escolha de secretários em JP

Seleções seriam realizadas para escolha dos gestores das secretarias com maiores orçamentos.

Foto: Divulgação/REDE

O candidato da Rede à Prefeitura Municipal de João Pessoa, Carlos Monteiro, propõe a realização de seleção pública para a escolha dos gestores das duas secretarias com maiores orçamentos: a da Educação e da Saúde.

“Vou profissionalizar a saúde pública de João Pessoa começando com a escolha do próximo secretário de saúde através de seleção pública. Vamos investir, no mínimo, R$ 4 bilhões. Vamos cumprir a Constituição e combater o nepotismo, o amadorismo, o desperdício e a corrupção”, declarou.

Segundo o candidato, o processo seria realizado da seguinte forma: primeiro, seria formado um conselho reunindo representantes dos profissionais regulamentados da área, além de representantes do Ministério Público, comissão essa que ficaria responsável pela construção do edital, que teria como fases a análise curricular, vida pregressa e apresentação de uma carta de proposição sobre como colocar em prática as propostas governamentais, com metas trimestrais.

Após isso, seriam realizadas as entrevistas com os candidatos (por aplicativo de videoconferência, para possibilitar a inscrição de candidatos sem ser necessário seu deslocamento), ficando a comissão responsável pela elaboração de uma lista tríplice que seria apresentada à sociedade e também ao prefeito, para que esse possa, após votação online da sociedade, fazer sua deliberação.

“Ao tomar posse, vamos executar o planejamento estratégico, estabelecendo as metas para cada secretário. E assim faremos uma gestão mais democrática, eficiente e sem personalismos”, disse.

O candidato propõe, ainda, a realização de concurso público para provimento de cargos do corpo técnico operacional, como a Guarda Municipal, áreas de saúde, médicos em PSFs, auditor de contas públicas, bibliotecários e técnicos em gestão pública.

Outro ponto de destaque na proposta de governo de Carlos Monteiro é a realização de cursos gratuitos preparatórios para o ingresso no serviço público municipal, sendo este feito por meio dos concursos.