Saiba como denunciar crimes eleitorais na Paraíba

Ministério Público da Paraíba e Polícia Federal recebem denúncias por canais gratuitos.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Saiba como denunciar crimes eleitorais na Paraíba
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Neste domingo (15) acontece o primeiro turno das Eleições 2020. Na Paraíba, alguns órgãos estão disponibilizando canais para recebimento de denúncias de crimes eleitorais, como compra de votos, boca de urna, coação e ameaças.

O Ministério Público Federal (MPPB) está recebendo denúncias de supostas irregularidades por meio do aplicativo WhatsApp e também por outros canais de comunicação. A população pode entrar em contato caso perceba qualquer suspeita de prática irregular.

Equipes do órgão, formadas por 67 pessoas, entre promotores eleitorais e servidores do MPPB, estão trabalhando em regime de plantão para atender à demanda.

Os canais de denúncias variam conforme os locais eleitorais, e podem ser encontrados no site institucional do MPPB. As demandas também podem ser enviadas via Protocolo Eletrônico, ou pessoalmente, aos promotores que fiscalizam o pleito.

Em Campina Grande, a Polícia Federal também disponibilizou um número de WhatsApp para que a população denuncie crimes eleitorais. Os eleitores podem entrar em contato com a PF por meio do (83) 99184-9051, que está ativo 24 horas.

Além desses canais, o eleitor também pode acionar a Polícia Militar, por meio do disque 190. O órgão, no entanto, só pode realizar prisões em flagrante.