Vitória de Nabor Wanderley em Patos vai provocar mudanças na Assembleia Legislativa

Além da efetivação de Jutay Menezes, outro suplente terá chance de retornar à Casa.

Nabor Wanderley. Foto: Nyll Pereira/ALPB
Vitória de Nabor Wanderley em Patos vai provocar mudanças na Assembleia Legislativa
Nabor Wanderley. Foto: Nyll Pereira/ALPB

A eleição do deputado Nabor Wanderley (Republicanos) para a prefeitura de Patos, no Sertão paraibano, neste domingo (15), vai provocar mudanças na composição da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Ele é o único eleito de um grupo de parlamentares estaduais e federais que tentaram conquistar uma cadeira no executivo municipal neste pleito.

Com a vitória de Nabor, quem ganha a titularidade no parlamento estadual é o 1º suplente Jutay Menezes, que é do mesmo partido do prefeito eleito. O deputado já está exercendo mandato na Casa desde a licença do deputado Hervázio Bezerra (PSB), em abril do ano passado. O socialista se afastou da Casa para assumir a Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer do Governo do Estado.

A vitória de Nabor Wanderley também favoreceu o segundo suplente, Lindolfo Pires (Podemos), que também retorna à Assembleia Legislativa enquanto Hervázio estiver na missão no Executivo.

Derrotados

Em João Pessoa, os deputados Wallber Virgolino (Patriota) e Anísio Maia (PT), de campos políticos totalmente opostos, enfrentaram a disputa pelo comando da capital, mas não prosperaram. O Patriota teve melhor resultado, conquistando 13,92% (50.801 votos). Já o petista, que enfrentou uma série de obstáculos com a postulação do diretório nacional do seu partido em apoiar Ricardo Coutinho (PSB), conseguiu apenas 1,49% (5.431 votos) nas urnas.

Já em Campina Grande, o deputado Inácio Falcão (PCdoB) ficou em terceiro lugar, perdendo para o ex-deputado Bruno Cunha Lima (PSD), que ganhou em primeiro turno com 54,58% (111.526 votos) dos votos com o apoio do prefeito Romero Rodrigues (PSD), e também para Ana Cláudia Vital (Podemos), esposa do senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB) e apoiada pelo governador João Azevêdo (Cidadania).

Em São Bento, o deputado Galego de Souza (Progressistas) perdeu para o atual prefeito Dr. Jarques (Cidadania), com uma diferença de 1.377 votos. O reeleito obteve 52,91% (11.988 votos), enquanto o parlamentar conquistou 46,84% (10.611 votos). O terceiro concorrente na disputa, Mazinho Mota (Patriota), teve apenas 0,25% (57 votos).

O deputado Branco Mendes (DEM), que entrou na disputa pelo comando de Alhandra após o indeferimento da candidatura à reeleição do sobrinho, Renato Mendes, também saiu derrotado no pleito. Ele perdeu para Marcelo Rodrigues (MDB), que obteve 52,59% (7.707 votos).

Na Câmara

A bancada federal da Paraíba na Câmara dos Deputados saiu ilesa de mudanças após as eleições deste domingo. Os dois deputados  que se apresentaram para a disputa, Edna Henriques e Ruy Carneiro, ambos do PSDB, saíram derrotados nas urnas.

Ruy Carneiro  tentou novamente se eleger para a prefeitura de João Pessoa. Embora tenha conseguido ficar boa parte da apuração das urnas em segundo lugar, garantindo a ida ao segundo turno, acabou derrotado pelo candidato Nilvan Ferreira (MDB), que vai para o confronto com Cícero Lucena (Progressistas).

Já Edna Henrique, disputou como candidata a vice ma chapa encabeçada pela filha, Micheilla Henrique (DEM). Elas acabaram derrotadas por Anna Lorena (PL), que conseguiu se reeleger com 57,93% (11.533 votos).