Eleitores que quiserem usar o e-Título no 2º turno têm até sábado para baixar o app

Aplicativo da Justiça Eleitoral pode ser usado como identificação do eleitor.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que os eleitores que quiserem usar o e-Título no segundo turno das eleições têm até as 23h59 do próximo sábado (28) para baixar o aplicativo, desenvolvido pela Justiça Eleitoral. O pleito está marcado para domingo (29). Na Paraíba, apenas em João Pessoa será o pleito será realizado, com a disputa entre os candidatos Cícero Lucena (Progressista) e Nilvan Ferreira (MDB).

O uso do e-Título é opcional para o eleitor, que pode votar também apresentando documentos de papel. Ele pode ser usado como identificação do eleitor (se o cidadão tiver feito a biometria) e fornece informações como local de votação. Por meio da ferramenta, o eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral também poderá justificar a ausência.

De acordo com o TSE, só quem já tiver baixado o aplicativo até sábado poderá utilizar as funcionalidades no domingo. Na segunda-feira (30), o uso do e-Título voltará ao normal.

No primeiro turno, no último dia 15, eleitores de todo o país relataram dificuldades para fazer a justificativa por meio do aplicativo. Na ocasião, o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, disse que o problema foi causado por downloads ‘de última hora’. Segundo o TSE, cerca de 16 milhões de eleitores estão cadastrados no e-Título.