Eleitores formam fila para regularizar título de eleitor no último dia, em João Pessoa

Em João Pessoa, no Fórum Eleitoral, localizado no bairro de Tambiá, pessoas formaram fila para resolver as pendências do título de eleitor pessoalmente.

Saiba como regularizar título de eleitor – Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

O prazo para emissão e atualização do título de eleitor, que garante a participação nas eleições presidenciais deste ano, termina nesta quarta-feira (4). Em João Pessoa, no Fórum Eleitoral, localizado no bairro de Tambiá, pessoas formaram fila para resolver as pendências pessoalmente.

O TRE-PB detalhou que, neste ano, o estado tem 3.042.950 milhões de paraibanos aptos a votarem.

Jaime Wilson das Neves, de 76 anos, morava em Minas Gerais e, depois de se mudar para João Pessoa ainda não tinha realizado a transferência do documento. Ele explica que estava evitando de sair de casa por conta da pandemia e, neste último dia, decidiu resolver a pendência.

No tempo que passou em Minas, seu Jaime exercia o direito do voto normalmente. Mas desde que chegou em João Pessoa, fazia apenas justificar. Questionado pelo motivo de, agora, ter resolvido fazer a transferência, ele afirma: “agora eu faço questão”.

Como solicitar o título de eleitor online

A emissão do título pode ser feita pelo sistema Título Net, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além de tirar a primeira via do título, quem já tem o documento também pode fazer outros serviços, como regularizar a situação eleitoral e mudar a zona eleitoral.

Para tirar a primeira via, após informar a Unidade Federativa em que reside, você será informado sobre os documentos necessários (selfie segurando um documento de identificação; comprovante de residência atualizado; e certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos).

Na página seguinte, em “Título de eleitor”, selecione a opção “Não tenho” para prosseguir o atendimento. Os dados informados serão analisados pela Justiça Eleitoral.

Os que desejam realizar alguma alteração no cadastro eleitoral, devem, antes de tudo, conferir a situação junto à Justiça Eleitoral, neste link. Em seguida, no sistema Título Net, insira as informações e os documentos solicitados e acompanhe o requerimento.

Outra forma prática de consultar eventuais pendências junto à Justiça Eleitoral é o aplicativo e-Título. A ferramenta também é utilizada como título eleitoral digital, substituindo o documento em papel no dia das eleições. Basta fazer o download gratuito em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma (Android e iOS).

Voto em trânsito

A eleitora ou o eleitor poderá habilitar-se perante a Justiça Eleitoral para votar em trânsito, de 12 de julho até 18 de agosto de 2022, indicando o local em que pretende votar, assim como alterar ou cancelar sua habilitação, caso já o tenha requerido.