POLÍTICA
Entidades se unem pelo cancelamento do título de cidadão a Bolsonaro
Propositura foi feita pelo vereador Wilton Nascimento, do PSB de Sapé. Para os manifestantes, título representa negação da história da cidade.
Publicado em 11/08/2015 às 15:10
Uma manifestação será realizada nesta quinta-feira (13), no município de Sapé, no Brejo paraibano, contra o título de cidadão sapeense concedido pelo vereador Wilton Nascimento (PSB) ao deputado federal Jair Bolsonaro (PP). De acordo com Renan Palmeira, presidente do Movimento do Espírito Lilás (Mel) e um dos organizadores do protesto, cerca de 500 pessoas devem comparecer.
A concentração começa às 8h, na Praça Matriz, com uma aula pública sobre a história política do município. "Sapé ganhou destaque nacional com a luta das Ligas Camponesas. Conceder um título desses a Jair Bolsonaro é uma afronta à história sapeense", explicou Renan.
Às 9h, o grupo sairá em caminhada pelo Centro da cidade. Os organizadores do movimento pretendem pressionar a Câmara Municipal a cancelar e título concedido. "Queremos concedê-lo a cidadãos conhecidos pelas lutas camponesas", disse Renan. O protesto conta com a participação de grupos como o Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Núcleo de Direitos Humanos da UFPB, o Levante Popular da Juventude e a Associação Brasileira de Historiadores.
Conhecido por suas posições conservadoras, o deputado Jair Bolsonaro costuma expressar declarações contrárias aos direitos de populações socialmente excluídas e vulneráveis como mulheres, indígenas, negros e homossexuais. Em nota, o diretório estadual do PSB declarou repúdio ao título, alegando que o deputado se destaca "pela nefasta defesa de práticas conservadoras e eivadas de preconceitos contra as minorias e grupos sociais organizados em nossa sociedade".
Comentários