icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Governador nomeia nova diretoria do hospital de Patos

Hospital Regional de Patos é alvo de denúncias do Conselho Regional de Medicina.

Publicado em 17/01/2014 às 6:00 | Atualizado em 26/05/2023 às 17:32

O governador Ricardo Coutinho (PSB) fez mudanças na diretoria do Hospital Regional de Patos (Janduhy Carneiro). Para a diretoria geral do hospital, ele nomeou Adilson de Albuquerque Viana Junior.

Como diretor técnico, foi nomeado João Herbetesuassua Laureano e na chefia do Núcleo de Auditoria foi nomeada Ankilma do Nascimento Andrade. Os atos foram publicados na edição desta sexta-feira (17) do Diário Oficial do Estado.

MPF abre investigação

O Ministério Público Federal (MPF) determinou a abertura de inquérito civil público para apurar as irregularidades constatadas pela fiscalização do Conselho Regional de Medicina (CRM) no Hospital Regional Janduhy Carneiro, em Patos, no Sertão do Estado. O objetivo da investigação é identificar os responsáveis pelas irregularidades apontadas no relatório da fiscalização e apurar o descumprimento na jornada de trabalho durante os plantões.

A abertura do inquérito foi determinada pela procuradora Acácia Suassuna, em portaria publicada na edição de ontem do Diário Oficial da Procuradoria da República. A decisão foi baseada no relatório do CRM que constatou 110 irregularidades no hospital, entre elas a ausência de médicos nos plantões, escalas incompletas e a precária situação no atendimento. No texto da portaria, a procuradora revela que a vistoria constatou ainda o “descaso no atendimento de casos de urgência”.

Um dos pontos da investigação será identificar se o número de médicos e demais profissionais de saúde contratados para atuar no hospital é suficiente para atender à demanda e se estes profissionais possuem vínculo com o Estado. O MPF determinou o envio da relação completa dos servidores com seus respectivos vínculos para identificar se são concursados ou servidores temporários. O inquérito vai apurar ainda a atuação das cooperativas médicas no hospital.

O MPF também pediu explicações sobre quais medidas estão sendo tomadas para sanar 110 irregularidades constatadas na vistoria, bem como as escalas de plantão e os prontuários de quatro pacientes que podem sofrido com negligência no atendimento. O CRM também identificou superlotação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), falta de banheiros e problemas de higiene. O atual diretor do hospital, Adilson Viana Junior, disse que só vai se pronunciar sobre o a decisão do MPF quando tiver acesso ao inquérito

SINDICÂNCIA

O MPF também determinou que o CRM instaure uma sindicância para apurar as condutas de oito médicos que atuam no hospital, entre eles o atual diretor-geral Adilson de Albuquerque Viana Junior. Serão investigados os médicos Wostenildo Crispim e Francisca Sonally, que já foram afastados das funções devido a denúncias de ausências nos plantões.

Também integram a lista divulgada no Diário Oficial do MPF os médicos Milton Guimarães de Menezes, Roberto Alves Calumbi, Waerson José de Souza, Fábio Moura Spa e Antônio Segundo Neto. A principal acusação é de não cumprimento das escalas de plantão.

Em dezembro de 2013, o juiz Cláudio Girão Barreto, da 14ª Vara Federal, determinou a aplicação de multa diária no valor de R$ 5 mil, contra o governo da Paraíba, em caso de descumprimento da liminar que obriga a Secretaria de Saúde a sanar as irregularidades identificadas pelo (MPF) no hospital.

SECRETÁRIO PROMETE 'CHOQUE DE GESTÃO'

O diretor do hospital, Adilson Viana Junior, assumiu a direção-geral da unidade no último dia 8 de janeiro, quando a Secretaria Estadual de Saúde começou um processo de realinhamento no atendimento do Janduhy Carneiro. O objetivo da mudança é fazer um 'choque de gestão' para sanar os problemas.

É o que garantiu o secretário de Saúde, Waldson de Souza, ao anunciar as mudanças na diretoria. “Dentre as principais mudanças, a SES está atuando fortemente nas áreas administrativa e técnica, com foco no planejamento completo da unidade articulado com toda a região de saúde”, informou o secretário.

Waldson adiantou que também poderá substituir profissionais de outros setores do hospital, a exemplo dos coordenadores setoriais. “Estamos analisando todas as áreas, desempenho de cada setor e aonde for preciso mexeremos sem a menor distinção. Não há a menor possibilidade de manter alguém sem desempenho técnico adequado”, explicou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp