POLÍTICA
Governo quer reduzir R$ 30 milhões nas despesas até dezembro
Diante da queda de receitas, o governador Ricardo Coutinho revelou neste sábado que vai acompanhar de perto os cortes do custeio da máquina pública estadual.
Publicado em 26/09/2015 às 14:10
Para enfrentar a crise econômica e a queda de receitas , o governador Ricardo Coutinho (PSB) pretende economizar no mínimo R$ 30 milhões, até o fim deste ano, com redução de gastos de custeio em todas as secretarias e órgãos estaduais. Na manhã deste sábado (26), durante evento no Centro de Eventos e Exposição de João Pessoa, o governador afirmou que vai acompanhar de perto o cumprimento das metas de redução de despesas que foram estabelecidas em reunião realizada nessa semana com secretários e dirigentes da administração direta e indireta.
Até dezembro cada secretaria terá que reduzir em 30% as despesas de custeio. "A determinação foi dada, as metas construídas e eu vou acompanhar pessoalmente mais esse esforço porque a situação nos impõe. Eu acho que mesmo sem essa situação é preciso buscar racionalidade em todos os momentos. Eu tenho buscado isso, porque eu sei que cada centavo da população pode virar um bom investimento para o nosso estado", explicou o governador.
A determinação é para que sejam reduzidos os gastos com telefonia, combustível, locação de veículos e imóveis, por exemplo. "Temos a possibilidade de concretizar a redução de uma série de gastos sem prejudicar os serviços e o mais importante, garantindo a expansão daqueles serviços que são essenciais", frisou. Na reunião com os auxiliares do governo, que aconteceu quarta-feira (23), Ricardo Coutinho cobrou a imediata redução de todos os itens do custeio da máquina, a fim de manter o enfrentamento da crise econômica.
No mês de janeiro, durante solenidade de posse dos auxiliares do governo, Ricardo Coutinho anunciou corte imediato de 20% nos gastos com locação de veículos e de 30% no aluguel de imóveis. O governador ainda cobrou que cada secretaria desenvolvesse um plano de racionalização de despesas.
FEIRA AGROPECUÁRIA
O governador Ricardo Coutinho assinou neste sábado (26) um pacote de medidas para garantir o fortalecimento e o desenvolvimento da agropecuária paraibana. São oito instrumentos, entre eles o Decreto de Criação do Plano Estadual de Agricultura com Baixa Emissão de Carbono em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
"São várias medidas que estamos tomando para potencializar vários setores da nossa agricultura e da nossa pecuária", disse o governador. A pretensão é ampliar a participação da agropecuária no Produto Interno Bruto (PIB) do estado. "Estamos querendo acelerar a atividade agropecuária para ampliar a participação no PIB, que está em torno de 5%", explicou.
Comentários