POLÍTICA
Grupo articula antecipação de eleição na Câmara de Campina
Pleito deveria ocorrer na segunda semana de 2014, mas os parlamentares querem mudar o calendário ainda para este ano.
Publicado em 01/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:40
Um grupo de vereadores, em Campina Grande, articula a antecipação das eleições para a Mesa Diretora com vistas ao biênio 2015-2016. Em princípio, o pleito deveria ocorrer na segunda semana de 2014, mas os parlamentares querem mudar o calendário ainda para este ano. Na frente do grupo está o vereador Alexandre do Sindicato (PTC).
“A nossa preocupação é evitar que a próxima eleição da Mesa seja influenciada pelo resultado do pleito de outubro do próximo ano quando vários vereadores vão concorrer à reeleição”, explicou Alexandre, que vai buscar o apoio da maioria
Para antecipar a eleição, é necessário alterar o Regimento Interno da Câmara Municipal por meio de uma emenda. São necessários 16 votos (2/3) dos 23 do plenário. “As conversações estão adiantadas e quando a proposta tiver o apoio de 16 parlamentares será definida a data da eleição e apresentada a emenda”, frisou Alexandre.
CANDIDATOS
Embora a emenda determinando a antecipação da eleição ainda não tenha sido votada, começa a surgir candidatos. Um deles é Hércules Lafite (PSC), lançado pelo próprio Alexandre do Sindicato.
Outro postulante à chefia do Poder Legislativo é Marinaldo Cardoso (PRB), também defensor da antecipação da disputa.
“A eleição da mesa tem que ser antecipada para evitar a contaminação do pleito estadual do próximo ano. Sou candidato porque acho importante a alternância do poder. Além do mais, o atual presidente Nelson Gomes será candidato a deputado estadual”, justificou Marinaldo.
Por sua vez, Nelson, que é presidente pela terceira vez, confirma que pretende concorrer a uma cadeira na Assembleia em outubro 2014, mas acha prematura a discussão pela antecipação da eleição da mesa da Câmara ainda este ano.
ANTECIPAÇÕES EM OUTRAS CIDADES
Em mais de dez cidades paraibanas já foram definidos os presidentes das Câmaras Municipais para o biênio 2015-2016. Em João Pessoa, o vereador Durval Ferreira (PP) garantiu sua recondução à presidência da Mesa Diretora pela quinta vez consecutiva. No dia 7 de março deste ano, dos 27 vereadores, 20 votaram pela permanência de Durval como presidente da Casa Napoleão Laureano para o biênio 2015-2016.
A futura Mesa Diretora será composta por Durval Ferreira, presidente; Zezinho Botafogo (PSB), 1º vice-presidente; Felipe Leitão (PP), 2º vice-presidente; Benilton Lucena (PT), 1º secretário; Bosquinho (DEM), 2º secretário. Além de João Pessoa, foram realizadas eleições antecipadas nas Câmaras de Santa Rita, Alagoinha. Queimadas, Joca Claudino e Jacaraú, entre outras.
Comentários