POLÍTICA
Idade não é o principal, diz analista político
Especialista acredita que eleitor vota em candidato com capacidade de resolver os problemas.
Publicado em 29/07/2012 às 8:00
Para o analista político e historiador Josué Silvestre, a idade de um candidato a prefeito não deve ser o fator definidor de uma candidatura nem da eleição. “O eleitor tem que avaliar se o candidato tem conhecimento dos problemas da cidade, capacidade de resolvê-los e serviços prestados à sociedade, além de formação intelectual, principalmente em cidade de médio e grande porte”, comentou.
Apesar de deixar em segundo plano a questão da idade, Josué pondera e ressalta que o ideal seria o agente público assumir a prefeitura no mínimo com 30 anos. “Um pouco de experiência é importante para um prefeito de primeiro mandato, embora há casos de gestor novo fazer uma boa gestão e de pessoas com idade realizar uma administração ruim”, comentou.
Por fim, Silvestre frisou que o candidato, por mais conhecimento acadêmico que tenha, prescinde de vocação política acima de tudo. “Sem essa vocação política de abraçar a causa pública e sentir os problemas do povo, não adianta ser candidato e concorrer a um cargo público”, concluiu Josué.
Comentários