icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Investimentos em 2016 só pagam duas folhas de pessoal, diz Ricardo

Prestação de contas foi dada na abertura dos trabalhos da Assembleia. 

Publicado em 02/02/2017 às 14:13

O governador Ricardo Coutinho (PSB) admitiu nesta quinta-feira (2) que os investimentos em obras e programas na Paraíba, em 2016, correspondem apenas ao que foi gasto com o pagamento de duas folhas de pessoal. Ricardo disse que o valor do investimento não leva em conta gastos com custeio da máquina e folha de pessoal. A declaração foi dada durante um discurso de mais de uma hora, na abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Os valores apresentados, no entanto, não correspondem aos disponibilizados no Sagres do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. Segundo o sistema, com dados fornecidos pelo próprio estado, a última folha de pagamento do estado, referente ao mês de agosto, passa de R$ 521 milhões para o pagamento de mais de 110 mil servidores.

Por isso, o estado fechou 2016 com o comprometimento de 61,36% da Receita Corrente Líquida (RCL) com o pagamento da folha de pessoal, embora tenha congelado o salário dos servidores estaduais e tenha promovido uma série de reformas econômica e administrativa com o alegado propósito de reduzir a folha.

Apesar do quadro de aperto, Ricardo Coutinho comemorou os esforços de sua equipe econômica em reduzir a folha, o que ele espera que se converta na revisão da nota ao conhecer os indicadores fiscais da Paraíba. “É gratificante e surpreendente, mas não estranho, portanto, que a Paraíba, em 2016, tenha aparecido ao lado do estado de São Paulo, um dos mais fortes do Brasil, como o estado de infraestrutura mais bem avaliada do país no Ranking de Competitividade, um estudo realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Consultoria e Tendências e a Economist Intelligence Group. Neste indicador, a nota média nacional é 47,8. A Paraíba atingiu 73,9”, completou.

Ricardo Coutinho disse que pactuou com o Tesouro Nacional um crescimento de 6% no nível de investimento e foi atingido mais de 9%. “Estamos remando contra a crise, porque só acreditamos que é possível com investimentos”, pontuou o governador, que destacou que um dos responsáveis pelo bom resultado foi o programa Caminhos da Paraíba, que retirou 47 cidades do isolamento.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp