POLÍTICA
João Pessoa e Campina elegem prefeito e vice
Um total de 760.444 eleitores nas duas cidades estão aptos a ir às urnas votar.
Publicado em 28/10/2012 às 8:00
Hoje, 760.444 eleitores na Paraíba – em João Pessoa e Campina Grande – estão aptos a ir às urnas, das 8h às 17h, para escolher o futuro prefeito e vice-prefeito de sua cidade. Na capital, maior colégio eleitoral do Estado, estão aptos a votar 480.237 eleitores.
Já em Campina Grande, onde também haverá segundo turno das eleições, são 280.207 eleitores. Em todo o país, os eleitores das 50 cidades onde haverá o segundo turno nas Eleições 2012 somam 31.725.967.
Em João Pessoa, disputam a vaga de prefeito os candidatos Luciano Cartaxo (PT), da coligação ‘Unidos por João Pessoa’ e Cícero Lucena (PSDB), da coligação ‘Por Amor a João Pessoa, Sempre’. Em Campina Grande, estão no páreo Romero Rodrigues (PSDB), da coligação ‘Por Amor a Campina’ e Tatiana Medeiros (PMDB), da coligação ‘Campina Segue em Frente’.
O segundo turno acontece apenas em João Pessoa e Campina Grande porque o eleitorado destes municípios é superior a 200 mil. Outro motivo que levou ao segundo turno nas duas cidades é que nenhum dos candidatos a prefeito conseguiu obter 50% mais um dos sufrágios. Os votos em branco e nulos não são contabilizados.
No caso da capital, Luciano Cartaxo venceu Cícero Lucena com 38,32%% dos votos válidos, contra 20,27% do candidato tucano.
Os votos brancos somaram 3,36% e os nulos, 5,58 %. A abstenção ficou em 15,17%. Em Campina Grande, o tucano Romero Rodrigues foi quem saiu em primeiro lugar no primeiro turno, obtendo 44,94% dos votos válidos face aos 30% de Tatiana Medeiros. Os votos brancos somaram 3,20%; nulos, 5,61%; e a abstenção, 14,95%, no primeiro turno em Campina.
Mesmo com o início do horário de verão, no último dia 21 de outubro, a votação começa às 8h e termina às 17h, conforme programada para o segundo turno, tendo em vista que por ser municipalizada, segue-se o horário local de onde é realizado o pleito.
A expectativa do presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Marcos Cavalcanti, é que em 30 a 40 minutos ou, no máximo, uma hora após o encerramento da votação, as duas cidades já tenham concluído a apuração de todas as urnas.
Neste segundo turno, o Centro de Divulgação das Eleições 2012 (CDE) permanece no 6º andar do edifício-sede do TRE, na capital. No espaço será disponibilizado internet wi-fi de 15 megas, notebooks, computadores, espaço para redação, cabines para rádios, local de entrevistas individuais e entrevistas exclusivas.
Além disso, três técnicos do tribunal estarão emitindo relatórios dos resultados, dois telões que divulgarão, instantaneamente, a apuração dos votos para prefeito de João Pessoa e Campina Grande. Também será disponibilizado um telão com a apuração de outros municípios do país.
Direto do CDE, a TV Cabo Branco e rádio Paraíba 101 FM, ambas da Rede Paraíba de Comunicação, farão a cobertura ao vivo de toda a apuração dos votos de João Pessoa e Campina Grande.
Comentários