POLÍTICA
Lewandowski renuncia a vaga no TSE e se dedica ao mensalão
Ministro não diz os motivos pelos quais deixou o TSE, mas comenta-se no STF que a decisão pode estar ligada ao processo do mensalão.
Publicado em 19/04/2012 às 6:30
Em ofício encaminhado ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, o ministro Ricardo Lewandowski renunciou ao mandato como membro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O ministro, que deixou ontem a presidência do tribunal, continuaria no TSE até maio de 2013.
`Tenho a honra de comunicar a Vossa Excelência que renuncio, a partir de amanhã, ao meu mandato de ministro do Tribunal Superior Eleitoral, que se estenderia, considerado o segundo biênio para o qual fui eleito, até 5 de maio de 2013", diz o ofício.
No documento, Lewandowski não diz os motivos pelos quais deixou o posto no TSE, mas comenta-se no STF que a decisão pode estar ligada ao processo do mensalão. O ministro também participou da cerimônia de posse da nova presidenta do TSE.
CÁRMEM LÚCIA
Ao assumir a presidência do TSE, a ministra Cármen Lúcia apresentou um vídeo, produzido por ela, em que pediu aos brasileiros: "acredite em você, vote no Brasil, vote limpo". Em seu discurso, ela reconheceu a morosidade da Justiça, fez referência à Lei da Ficha Limpa e afirmou que "não há eleições seguras e honestas sem a ação livre e vigilante da imprensa".
Sua posse estava repleta de autoridades, exemplo da da presidente da República, Dilma Rousseff, o presidente da Câmara, deputado Marco Maia, e a senadora Marta Suplicy (PT-SP), representando o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).Também compareceram ministros do STF.
Comentários