icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Líderes cobram transposição

Retomada célere das obras da transposição foi cobrada por políticos, sindicalistas e lideranças de diversas áreas, em Campina Grande.

Publicado em 19/02/2013 às 6:00


Lideranças políticas, empresariais, sindicalistas, técnicos, dirigentes universitários e artistas cobraram do governo federal, ontem, em Campina Grande, a retomada célere das obras da transposição das águas do rio São Francisco, a fim de garantir o abastecimento perene de rios e reservatórios da Paraíba e acabar com as medidas paliativas, a exemplo dos carros-pipa e bolsa estiagem. A cobrança foi feita durante o “Grito de Campina”, em sessão especial da Câmara Municipal, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep).

“O ex-presidente Lula já pensou em inaugurar a chegada das águas no rio Paraíba já em 2010. Passados os dois anos, mas a situação é a mesma. Nós estamos neste momento padecendo de uma situação extremamente difícil. Nós gastamos com carros-pipa mais do que falta de dinheiro para terminar as obras da transposição”, criticou o presidente da Fiep, Buega Gadelha.

Ele acrescentou que “é mais barato construir do que não construir as obras da transposição das águas até porque durante o percurso dos canais têm 400 ligações difusas que vão abastecer aquelas populações que estão às margens do rio”. Gadelha anunciou para o dia 17 de março o “Grito das Águas” com a participação de arcebispo, bispos, pastores, empresários, políticos e a população em geral, com latas, para chamar a atenção do governo federal.

O prefeito Romero Rodrigues foi representado pelo chefe de gabinete, Tovar Correia Lima. “Todo encontro ou movimento em favor dos recursos hídricos da região precisa do apoio de toda a sociedade, mesmo porque esta será sempre o melhor caminho para sensibilizar a presidente da República, e outras autoridades federais, quanto à necessidade da transposição e outros projetos hídricos capazes de fazer com que o homem nordestino possa conviver com a seca e superar os problemas que impossibilitam a sua digna sobrevivência”, asseverou Tovar. Os deputados Manoel Júnior (PMDB) e Ivaldo Morais (PMDB), além do suplente de senador Ivandro Cunha Lima (PSDB) também participaram do evento. A sessão foi uma propositura do vereador Lula Cabral (PRB), subscrita pelo presidente Nelson Gomes Filho (PRP).

Durante o “Grito de Campina”, o deputado Assis Quintans (DEM) anunciou que o abaixo-assinado da campanha 'SOS Seca Paraíba' tem mais de 150 mil adesões. O documento será encaminhado à presidente Dilma Rousseff, que em março deverá vir à Paraíba.

“Estou aqui mais para agradecer, pois milhares de campinenses que participaram dos eventos religiosos e culturais no Carnaval subscreveram o abaixo-assinado".

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp