POLÍTICA
Lula não pode tapar o sol com peneira, diz FHC
Fernando Henrique Cardoso comenta denúncias que acusam Lula de tentar influenciar julgamento do mensalão.
Publicado em 01/06/2012 às 6:30
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou ontem que, se o também ex-presidente Lula de fato tentou influenciar no julgamento do mensalão, ele "está insistindo em tapar o sol com a peneira". O tucano disse ainda acreditar que a controvérsia não atrapalhará o julgamento do caso.
"O Lula não é mais presidente. Ele tem a tese de que o mensalão é uma farsa. Ele fez aquela declaração em Paris [em julho de 2005] em que tenta minimizar o mensalão. Se ele fez isso -eu não posso afirmar porque não tenho dados-, ele está insistindo na mesma tese, em tapar o sol com a peneira", disse FHC a jornalistas brasileiros, em Pequim, onde participa de um seminário de investimentos do banco Itaú.
No fim último fim de semana, a revista "Veja" revelou que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, e Lula se reuniram em abril no escritório do ex-ministro da Defesa Nelson Jobim.
Na versão de Gilmar Mendes, o petista disse que o julgamento do mensalão deveria ser feito após as eleições municipais deste ano. Lula da Silva e Nelson Jobim negam esse relato.
"Se [Lula] fez, não devia fazer. Se fez, o ministro tem a obrigação de atuar independentemente de ter sido pressionado, se é que foi", disse o tucano.
Comentários