POLÍTICA
Marcha Contra Corrupção tem poucos manifestantes
Protestos contra a corrupção ocorreram em diversas capitais neste feriado. Em João Pessoa poucos compareceram a manifestação.
Publicado em 16/11/2011 às 6:30
Poucas pessoas foram às ruas na tarde de ontem em João Pessoa para protestar contra a corrupção. Os manifestantes se concentraram no Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú.
Eles portavam faixas e cartazes pedindo o fim da corrupção.
Houve também protestos em outras capitais do país.
Eles querem o fim do foro privilegiado, que permite que autoridades sejam julgadas diretamente em instâncias superiores da Justiça. Além disso, reivindicam que a corrupção seja considerada crime hediondo, tendo sua pena elevada. Os manifestantes defendem ainda a Lei da Ficha Limpa, cuja constitucionalidade está sendo analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A terceira edição da Marcha Contra a Corrupção teve o apoio da OAB-PB. “A sociedade tem que lutar pelo fim da corrupção”, disse Odon Bezerra, presidente da OAB. Ele lembrou que foi através da mobilização popular que surgiu a Lei da Ficha Limpa.
“Nós estamos mostrando aos políticos que a população está de olho”, afirmou.
“É dessa forma que nós estamos protestando hoje de forma pacífica, ordeira, mas com a certeza de que o protesto haverá de chegar aos ouvidos das autoridades”.
Nos primeiros oito meses deste ano, o STF julgou 108 processos (ações penais e recursos) relacionados a crimes de lavagem de dinheiro, corrupção e improbidade administrativa. O número supera em 20% o total de julgamentos realizados pela Suprema Corte sobre essas matérias durante todo o ano de 2010 (88 no total).
Comentários