POLÍTICA
MP quer barrar mais dois no Sertão
Candidatos no Sertão e no Cariri também correm o risco de terem suas candidaturas impugnadas pelo MPE.
Publicado em 12/07/2012 às 6:00
O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a impugnação dos candidatos a prefeito Carlos Antônio Araújo (DEM), em Cajazeiras, e Glória Geane Oliveira (PSDB), em Uiraúna, ambos no Sertão, além do postulante a vice-prefeito de Serra Branca, Zizo Mamede (PT), no Cariri.
Carlos Antônio foi prefeito de Cajazeiras entre 2001 e 2008. A impugnação foi solicitada pelo promotor eleitoral Márcio Gondim, da 42ª Zona de Cajazeiras, alegando que o democrata tem duas condenações do Tribunal de Contas da União, sendo considerado inelegível. O advogado Paulo Sabino, que defende Carlos Antonio, disse que o prefeitável vai contestar a ação de impugnação e mostrar que ele atende às condições de elegibilidade, como ocorreu em 2010, quando teve o registro deferido como candidato a suplente de senador. O caso será julgado pelo juiz José Djacy Soares Alves, da 42ª Zona.
Quanto a Glória Geane, ela teve o mandato de prefeita de Uiraúna cassado este ano pelo TRE por compra de votos. No entanto, embora tenha sido afastada do Executivo, Geane registrou a candidatura à prefeitura no último dia 5. Diante disso, o MPE pediu a impugnação do seu registro com base na Lei Ficha Limpa. O MPE ainda impugnou os candidatos a vereador de Uiraúna Ítalo Henrique (PSDB), Jailson Nogueira (DEM) e Benilda Santiago (PMDB). Esta era vice-prefeita de Geane e também foi cassada pelo TRE.
Em Serra Branca, o MP pediu a impugnação de Zizo Mamede a vice-prefeito por contas reprovadas em 2006, 2007 e 2008 quando administrou a cidade. Ele é vice na chapa do prefeitável Ednaildo Saraiva (PT).
Comentários