POLÍTICA
MPE recebe mais de 200 denúncias
Denúncias que estavam relacionadas com as eleições foram encaminhadas para as promotorias eleitorais.
Publicado em 08/11/2012 às 6:00
Em agosto, o Ministério Público do Estado da Paraíba (MPE) colocou no ar o Portal 127, para facilitar que a população denunciasse práticas de corrupção e outros crimes, principalmente durante o período das eleições. De acordo com o promotor Bertrand Asfora, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caop-Crim), até agora foram feitas 237 por meio do serviço. Deste total, 85 têm relação com as eleições.
Bertrand Asfora disse que as denúncias foram feitas de todas as regiões da Paraíba. Ele explicou que as que tinham ligação com as eleições municipais já foram encaminhadas para as respectivas promotorias eleitorais. “A maioria das denúncias foi por compra de votos, candidatos oferecendo R$ 100,00, R$ 200,00 por voto”, disse Asfora. O promotor afirmou também que não tinha a informação do envolvimento de candidatos que foram eleitos nos fatos denunciados pela população.
As outras denúncias, que não têm ligação com as eleições, são sobre os mais variados crimes possíveis. Eles vão desde fraude em licitação até autoria de crimes. “Nós vamos recebendo e fazendo o encaminhamento ao Gaeco (Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado). Nós vamos construindo um a um até para repassar para os promotores algo mais conciso”, acrescentou Asfora.
O promotor destacou também que a iniciativa do Portal 127 recebeu 13 denúncias vindas de outros estados, especificamente Goiás e Santa Catarina. Bertrand Asfora disse que elas já foram encaminhadas para as promotorias das unidades federativas.
Além do portal, o Ministério Público também tem o disque denúncia 127 como canal de interação com a população.
Bertrand Asfora informou que já foram recebidas cerca de 20 denúncias pelo telefone. O promotor lembrou que o serviço continua funcionando, mesmo tendo terminado o período eleitoral.
Comentários