POLÍTICA
Na PB, TRE simula eleições em 77 zonas eleitorais
Objetivo foi atingir o máximo da produtividade dos sistemas para detectar possíveis ocorrências e realizar ajustes.
Publicado em 09/08/2014 às 6:00 | Atualizado em 05/03/2024 às 14:24
A Justiça Eleitoral realizou ontem, em todo o Brasil, um simulado das eleições. Na Paraíba, foram utilizadas 231 urnas eletrônicas, nas 77 zonas eleitorais no Estado. Os servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) testaram, simultaneamente, todos os hardwares e softwares a serem utilizados no pleito deste ano.
O objetivo foi atingir o máximo da produtividade dos sistemas para detectar possíveis ocorrências e realizar ajustes. “Houve um trabalho de preparação e votação, transmissão dos dados e resultados das eleições para o TRE e, depois a totalização dos votos. O resultado final da simulação foi positivo”, explicou a secretária de Tecnologia da Informação do TRE-PB, Patrícia Lemos.
Patrícia acrescentou que o procedimento não terminou. Ela ressaltou que, no próximo dia 22, haverá a simulação do segundo turno das eleições 2014.
Já está agendado, também, novo simulado, de 5 a 13 de setembro, conforme cronograma de planejamento do Tribunal Superior Eleitoral. Os próximos testes serão como um “ensaio geral” para as eleições e não será avaliado o desempenho dos sistemas ou realizado ajustes, considerando que na ocasião todos os softwares já estarão lacrados.
SIMULADOR
Está no ar, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.jus.br), o Simulador de Votação na Urna Eletrônica. Na página, o eleitor pode treinar a votação para todos os cargos em disputa nas Eleições Gerais de 2014 como se estivesse diante de uma urna eletrônica de verdade.
O Simulador de Votação apresenta, para cada cargo, uma lista de candidatos e partidos fictícios. Antes de votar, o eleitor deve selecionar o tipo de eleição da qual deseja participar (Brasil, Distrito Federal, Exterior ou Voto em Trânsito). Como o Simulador é uma reprodução fiel da urna eletrônica, o eleitor também tem a opção de votar em branco.
Comentários