icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Paquerando com três partidos, PSDB é o cobiçado da vez na capital

O PSDB já teria escolhido que vai manter uma relação séria com o PSD, do prefeito de JP Luciano Cartaxo em outubro.

Publicado em 16/05/2016 às 17:19



Muitos acham que a decisão está tomada. O resto é só charminho. O PSDB já teria escolhido que vai manter uma relação séria com o PSD, do prefeito de JP Luciano Cartaxo em outubro. Um enlace mais duradouro. Nada de “fica” por alguns meses, mas com perspectiva de passar de 2018, quando uma nova prova de amor precisará ser dada nas urnas.

Os tucanos estariam tão empenhados nessa união, que fazem até “lobby” para que outros partidos se unam ao seu pensamento. Talvez por isso, o presidente estadual da legenda, ex-deputado Ruy Carneiro, tenha uma tese de que o melhor mesmo seria todos juntos em 2016. Ou seja, PSD (de Cartaxo), PSDB, PMDB ( Manoel Júnior) e PTB (Wilson Filho) marchando unidos. Uma união contra o PSB.

Para isolar Ricardo?
Para muitos, uma tentativa de evitar que os socialistas, ou melhor, que o governador Ricardo Coutinho ensaie mais uma vitória importante em 2016. Afinal, uma derrota em JP agora, em tese, atrapalharia muito ele em 2018. Ruy nega essa tentativa de isolamento de RC, mas defende a união como uma estratégia comum.

Ruy ressalta que não existe uma sinalização formal “mas há uma lógica política que a eleição de prefeito é um ‘trailer’ para eleição de governador. Pressupomos que quem está junto em 2016 estará em 2018”.

Segundo ele, numa conversa nesta segunda-feira, o partido agora vai se dedicar a essa questão de João Pessoa e em 30 dias deve anunciar para onde vai. Ontem, teve um encontro com o pré-candidato do PMDB, Manoel Júnior, que tem cortejado por todos os lados os tucanos. A favor de Manoel pesa o apoio dado a Cássio em 2014, mesmo contra orientação do partido.

Manoel, por sua vez, argumenta que uma aliança com o PSDB pode dar força a candidatura encabeçada por ele no primeiro turno, com possibilidade de deixar a candidata socialista Cida Ramos para trás, levando o embate para uma segunda etapa com LC. Os tucanos não querem muito risco. Não tem espaço para mais uma derrota, por isso pensam e repensam.

PMDB filia um da base e outro da oposição e sinaliza que não está preocupado com o PSB

O PMDB filiou dois deputados estaduais em um evento bem concorrido na manhã desta segunda-feira (16). Ricardo Marcelo, ex-presidente da AL, que estava sem partido, e Jullys Roberto, ex-PEN, destacaram que já têm uma relação antiga com o PMDB, acham que podem contribuir com a legenda e atenderam a um convite do senador José Maranhão.
Agora, o partido tem cinco deputados na Casa, a maior bancada. O curioso nestas filiações é que mesmo sendo do mesmo partido, os deputados estão em campos diferentes. Ricardo Marcelo faz oposição ao governador RC e Jullys é da base governista.

Manoel ganha um combatente
Vale ressaltar que o grupo do deputado federal Manoel Júnior se fortalece com a chegada de Marcelo, que é um deputado influente, opositor ferrenho ao governador, e ‘bem relacionado’. A filiação do nome sinaliza que Maranhão não está preocupado em seguir a cartilha de RC.

Passado é passado
O senador JM, que comandou a filiação, falou sobre as alianças em JP e reafirmou que continua paquerando com PSDB, do senador Cássio. Um exemplo da dinâmica da política. Segundo Zé, o gelo com Cássio já foi quebrado. Não custa nada lembrar que foi a coligação de Maranhão que provocou a cassação de Cássio em 2009, quando Zé assumiu o governo.

Mas isso é passado, não há mais impedimento dos dois estarem no mesmo palanque este ano.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp