icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

PBPrev vai receber recursos do BID para censo e modernização

Recursos do Programa de Apoio à Modernização da Gestão do Sistema da Previdência Social serão liberados pelo BID.

Publicado em 15/06/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 13:16

A Paraíba Previdência (PBPrev), após submeter-se a uma seleção do Ministério da Previdência Social, foi contemplada para receber recursos do Programa de Apoio à Modernização da Gestão do Sistema da Previdência Social (Proprev), a serem liberados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O Proprev tem por finalidade apoiar técnica e financeiramente os entes federativos possuidores do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) para seus servidores. Com maior pontuação entre os concorrentes, a PBPrev receberá recursos para desenvolver, nesta primeira fase, o censo cadastral e funcional dos servidores públicos, bem como, oferecer assistência técnica para a redução de déficits financeiros na aquisição de equipamentos de informática.

Para o presidente da PBPrev, Hélio Carneiro Fernandes, esses recursos são de grande importância para o Estado da Paraíba. “A realização do censo funcional possibilitará a constituição do histórico funcional de todos os servidores públicos estaduais, bem como lançamento dessas informações no Sistema de Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social. O levantamento ocorrerá internamente nos departamentos de recursos humanos com consulta e digitalização das fichas funcionais dos servidores”, destacou, ressaltando que a partir de agora os servidores não vão enfrentar longas filas como ocorria anteriormente.

Ele informou ainda que a medida permitirá a consulta de existência de acúmulo de benefícios, a verificação do cumprimento do teto remuneratório, a realização de compensação previdenciária entre os servidores e a identificação de eventuais fraudes.

Segundo o secretário de Políticas de Previdência Social do Ministério da Previdência, Leonardo Rolim, o foco do Proprev é a melhoria da gestão dos regimes próprios.

“O programa busca alternativas para o equilíbrio financeiro e atuarial dos RPPS, além de melhorar as bases de dados dos Regimes Próprios, no momento em que está sendo construído o Cadastro Nacional dos Servidores Públicos, o CNIS-RPPS”, explicou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp