POLÍTICA
PF vai abrir mais três inquéritos
Mais um caso de imagens e críticas a candidatos em redes sociais será investigado em CG; o alvo desta vez foi o candidato Romero Rodrigues.
Publicado em 12/09/2012 às 6:00
O juiz da Propaganda de Mídia e Internet, Ruy Jander Teixeira, determinou liminarmente a retirada de imagens e críticas ao candidato a prefeito da coligação “Por Amor a Campina Grande”, Romero Rodrigues (PSDB), nos endereços de Jonas de Lima, Elias Vanusa e Filipe Sousa. O magistrado ainda mandou a Polícia Federal abrir inquérito para apurar a denúncia de crime eleitoral.
O magistrado acatou as representações da assessoria jurídica da coligação de Romero, que alegou que montagens e mensagens feitas nos endereços citados denigrem a imagem do prefeitável tucano.
No entendimento do juiz Ruy Jander, as imagens se constituem, "prima facie a priori, em propaganda negativa ofensiva ao prefeitável, visto que pode denegrir sua imagem como candidato, o que não deve ser tolerado, bem como de caracterizar, em tese como crimes eleitorais de injúria e difamação”.
Por conta de ataques a candidatos a prefeito de Campina Grande nas redes sociais, o juiz já mandou a PF abrir cerca de 10 inquéritos para apurar os indícios de crime eleitoral.
SERTÃO
Em Pombal, a Justiça está apurando o responsável pela postagem no Facebook fazendo críticas a uma decisão da juíza da 31ª Zona, Isa Vanessa Paiva. Esta, por sua vez, se declarou impedida de julgar a representação, por ter sido a pessoa atacada. Por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o juiz da 35ª Zona, de Sousa, José Normando Fernandes, foi designado para a ação.
Comentários