Campina divulga cronograma de vacinação contra a Covid-19 para gestantes, pessoas com comorbidades, profissionais de saúde e idosos com 2ª dose atrasada

Calendário especifica locais, horários e requisitos para imunização.

Campina divulga cronograma de vacinação contra a Covid-19 para gestantes, pessoas com comorbidades, profissionais de saúde e idosos com 2ª dose atrasada
Vacinação contra a Covid-19 em Campina Grandel / Foto: PMCG

A Secretaria de Saúde de Campina Grande divulgou o calendário de vacinação contra a Covid-19 para toda esta semana. A programação envolve ações de imunização para pessoas com Benefício de Prestação Continuada (BPC), e também para gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com comorbidades em geral, profissionais de saúde e segundas doses para idosos e trabalhadores de saúde com cronograma pendente.

Terça-feira (4)

Serão vacinadas as pessoas com Benefício de Prestação Continuada (BPC) que têm entre 55 e 59 anos de idade. A ação de vacinação acontece na Pirâmide do Parque do Povo, das 8h às 12h. É necessário, portanto, apresentar cópia do laudo que atesta o comprometimento de saúde e o comprovante de que é beneficiário do BPC.
Para os profissionais de saúde a vacinação acontecerá nesta terça-feira à tarde, das 13h às 18h. Neles, será aplicada a primeira dose para os trabalhadores de 18 até 24 anos de idade que tiveram o cadastramento aprovado no site da vacinação. As ações acontecerão na Pirâmide do Parque do Povo, para pedestres, e no ginásio O Meninão, na modalidade drive-thru.
Os profissionais de saúde que estão com a segunda dose em atraso vão receber essa dose de reforço também nesta terça-feira nos próprios serviços onde atuam, como o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) e o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC). Paralelamente, o município também está fazendo a aplicação da dose 1 em pacientes renais crônicos nas próprias unidades de saúde onde eles já são assistidos.

Quarta-feira (5)

As gestantes e as mulheres que deram à luz há até 45 dias, que têm comorbidades, serão vacinadas na quarta-feira (5), das 8h às 12h. A vacina administrada neste público será o imunizante da Pfizer. Por isso, a aplicação vai acontecer na Unifacisa, local onde as vacinas serão armazenadas em um superfreezer.
É necessário que as mulheres façam um agendamento pelo site vacaincao.campinagrande.pb.gov.br e apresentem laudo médico atestando a comorbidade, a exemplo de diabetes gestacional, uma anemia, problemas renais ou hipertensão. As gestantes internadas no Isea, que se enquadram no perfil também serão vacinadas.
Para os idosos que estão com a segunda dose pendente, a Secretaria de Saúde de Campina Grande vai abrir um agendamento no site vacinacao.campinagrande.pb.gov.br para realizar a vacinação daqueles que deveriam ter recebido a segunda dose até o dia 22 de abril.
O agendamento, portanto, será aberto na terça-feira e a vacinação acontecerá na quarta pela manhã. Serão duas ações para este público, uma no Clube Campestre, no formato drive-thru, e outra na Pirâmide do Parque do Povo, das 8h às 12h. No momento do agendamento, é necessário enviar uma foto do cartão de vacinação com o registro da primeira dose e a anotação da previsão da segunda dose.
A Coordenação Municipal de Imunização também vai vacinar os idosos acamados com D2, pendente até o dia 22 de abril. Para os demais idosos do dia 23 de abril em diante, inclusive os desta semana, com dose de reforço prevista ou atrasada, no entanto, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde é aguardar a chegada de novas doses da Coronavac.

Quinta (6) e sexta-feira (7)

As pessoas com comorbidades também vão começar a receber a dose da vacina contra a Covid-19 nesta semana. Na quinta-feira (6) receberão a primeira dose as pessoas com 59 anos de idade.
Na sexta-feira (7), serão as pessoas com 58 anos. A vacinação vai acontecer na Pirâmide do Parque do Povo, para pedestres, no ginásio O Meninão, na modalidade drive-thru e nas Unidades Básicas de Saúde e nos Centros de Saúde.
Contudo, além de fazer o cadastramento no site, é obrigatório levar o laudo médico atestante a comorbidade para ser entregue no local de vacinação.
Por Iara Alves