CPFs de mortos na lista de vacinação: prefeituras dizem que não ocorreram fraudes

Em Cacimbas e São José dos Cordeiros vacinados teriam morrido após primeiras doses

CPFs de mortos na lista de vacinação: prefeituras dizem que não ocorreram fraudes
Foto: SES-PB

A informação publicada ontem pelo Blog e contida no relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), de que foram identificados 341 CPFs de pessoas falecidas nas listas de vacinação contra a covid-19 de 104 municípios paraibanos, pegou boa parte das prefeituras paraibanas de surpresa.
Algumas, citadas no relatório do TCE, iniciaram procedimentos internos para identificar o que teria provocado as inconsistências. Outras dizem já ter encontrado explicação para os casos.

Em Cacimbas, por exemplo, no Sertão do Estado, a prefeitura esclareceu que “algumas pessoas vieram a óbito mesmo após serem imunizadas, falecendo em razão de outros tipos de doença”. Conforme a prefeitura, a cidade observou “todas as normas e critérios do Ministério da Saúde” na aplicação das doses.

No Cariri do Estado, a prefeitura de São José dos Cordeiros informou que “aplicou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em três pacientes, que posteriormente à vacinação contraíram a doença e evoluíram a óbito”.

Os dados do relatório do TCE, como já disse nos posts anteriores, ainda irão ser aprofundados pelo Ministério Públicos e outros órgãos de fiscalização. Eles não são conclusivos.

As prefeituras que estão apurando, paralelamente, as causas dessas inconsistências estão, aliás, trilhando um bom caminho. É preciso esclarecer cada caso – para que não restem dúvidas sobre algo tão importante como é a vacinação contra a covid-19.