PF cumpre mandado na Paraíba em operação que mira fraudes em contratos de três órgãos federais

Investigação é coordenada pela PF no Distrito Federal

PF cumpre mandado na Paraíba em operação que mira fraudes em contratos de três órgãos federais
Foto: Ascom

A Polícia Federal começou a cumprir hoje 50 mandados de busca e apreensão em uma operação que investiga possíveis irregularidades em contratos de tecnologia da informação firmados com o Ministério da Integração Nacional, a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Ao todo, os contratos somam R$ 16 milhões.
Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal do Distrito Federal e estão sendo cumpridos na capital e em outros cinco estados: Goiás, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.
Na Paraíba a assessoria da PF confirmou a existência de um mandado de busca, mas não detalhou a cidade onde ele foi cumprido.

A Justiça também determinou o bloqueio de R$ 22 milhões das contas dos investigados.

Segundo a Polícia Federal, entre os alvos da operação, nomeada “Bouchonée”, estão servidores suspeitos de participação no esquema e representantes da empresa que fechou os contratos, que não teve o nome divulgado.
Além do bloqueio de valores, a Justiça determinou o afastamento de servidores públicos de suas funções e proibição da empresa de firmar novos contratos. Segundo a PF, “os investigados fraudaram inicialmente uma licitação no Ministério da Integração Nacional, que resultou em uma ata de registro de preços, instrumento que viabilizava que outros órgãos contratassem diretamente a empresa investigada, por meio de adesões a essa ata”.
Informações do G1 ***