Decreto de Campina Grande amplia flexibilizações e projeta aulas presenciais para setembro

Veja o que muda para restaurantes, bares, igrejas e escolas

Decreto de Campina Grande amplia flexibilizações e projeta aulas presenciais para setembro
Foto: Ascom

A prefeitura de Campina Grande publicou, no fim da noite de ontem, mais dois decretos com regras de isolamento social que passam a valer de hoje ao dia 16 deste mês. Uma das normas é específica para a regulamentação das atividades escolares e estabelece o retorno das aulas presenciais no município após 29 dias do fim do ciclo de imunização dos profissionais de educação.

A projeção da prefeitura é de que as aulas possam retornar à normalidade no mês de setembro.
Já com relação às demais atividades, a prefeitura flexibilizou alguns pontos – seguindo basicamente o estabelecido pelo decreto do Governo do Estado, também publicado ontem à noite.

No tocante ao funcionamento dos restaurantes, bares e similares, a permissão para o horário está sendo estendida até às 23h, com 50% da capacidade.
Em relação aos eventos, circos, teatros, auditórios, museus e cinemas, o novo decreto municipal de Campina Grande permite agora a presença de 100 pessoas ou 50% da capacidade dos estabelecimentos.

Igrejas e academias também poderão funcionar com até 50% da capacidade, mantendo-se o espaço de 1,5 metro de distanciamento.

Quanto ao funcionamento de arenas esportivas, mantém-se a medida de funcionamento apenas com horário marcado para os participantes, sendo vedada a venda de bebidas alcoólicas nos locais.

Aulas e ensino

A prefeitura mantém, por enquanto, o ensino nas escolas e creches da rede pública municipal de maneira remota e estabeleceu o retorno dos professores e das equipes técnicas para as unidades 29 dias após a finalização do ciclo de imunização contra a covid-19. A projeção para o retorno à normalidade das aulas, no caso, é para setembro deste ano.
A primeira dose da vacina Astrazeneca para as categorias da Educação do Município foram aplicadas nos primeiros dias de junho passado. A segunda etapa deverá ser aplicada, portanto, em agosto.
Entre os dias 3 de e 16 de julho de 2021, somente as escolas e instituições privadas de ensino infantil, fundamental I (séries iniciais) e fundamental II (séries finais) poderão funcionar em sistema híbrido ou por meio remoto, conforme a escolha dos pais e responsáveis.
Avaliações presenciais no ensino superior
Segundo o texto, ficam autorizadas as aulas práticas, avaliações e os estágios supervisionados presenciais para alunos dos cursos de nível superior, observando todas as normas de distanciamento social, o uso de máscaras e demais normas sanitárias vigentes.
Para este setor, as atividades ficam restritas ao percentual máximo de 30% da capacidade dos ambientes utilizados.