PGR recomenda que PB evite vacinar adolescentes sem comorbidades antes de grupos prioritários

Órgão diz que municípios devem seguir PNI

Vacinação contra Covid-19 em João Pessoa
Vacinação contra Covid-19
Vacinação contra Covid-19 na Paraíba

Uma recomendação assinada pela Subprocuradora-Geral da República, Célia Regina Souza Delgado, alerta para o descumprimento do Plano Nacional de Imunização (PNI) na Paraíba. O documento recomenda que o Governo do Estado evite a distribuição de doses, por exemplo, para adolescentes entre 12 e 17 anos – antes de grupos prioritários.

A antecipação tem acontecido na cidade de  Cabedelo, segundo o MPF. O município já vacina hoje pessoas com 13 anos, sem comorbidades.

Na avaliação do MPF, a vacinação no Estado vem avançando bem, mas alguns gestores municipais têm antecipado a imunização e desrespeitado a ordem estabelecida pelo PNI.

Na recomendação, a PGR ressalta que o Ministério da Saúde determina que a vacinação contra a Covid-19 para a população de 12 a 17 anos, deve obedecer a seguinte ordem de prioridade: “a) População de 12 a 17 anos com deficiências permanentes; b) População de 12 a 17 anos com presença de comorbidades; c) População de 12 a 17 anos gestantes e puérperas; d) População de 12 a 17 anos privados de liberdade; e) População de 12 a 17 anos sem comorbidades”.

PGR recomenda que PB evite vacinar adolescentes sem comorbidades antes de grupos prioritários
Foto: reprodução

Em Itabaiana, a prefeitura também chegou a vacinar adolescentes sem comorbidades, mas suspendeu a distribuição atendendo à recomendação do MPF.

Alguns gestores municipais têm avançado na imunização com a justificativa de que há vacinas disponíveis. Mas se isso estiver ocorrendo, no entender do MPF, as doses devem ser distribuídas para outras cidades – de forma equitativa.

Confira a recomendação na íntegra

O Blog aguarda um posicionamento da Secretaria de Saúde do Estado sobre o documento. A Secretaria da Saúde de Cabedelo também ainda não se posicionou sobre o tema.