Moro vai para o Podemos, mas chega com imagem desgastada para disputar Presidência

Brasília – O juiz da 13ª Vara Federal do TRF da 4ª Região, Sérgio Moro, participa de audiência pública na Comissão Especial do Novo Código de Processo Penal (PL 8.045/10), na Câmara dos Deputados (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Moro vai para o Podemos, mas chega com imagem desgastada para disputar Presidência
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro oficializa, no dia 10 deste mês, a sua filiação ao partido Podemos. E chega com a possibilidade de ser apresentado pela legenda como a terceira via na corrida presidencial de 2022. Mas a verdade é que o Moro que se filiará ao partido já não é mais o mesmo, de anos atrás.

Não possui mais o mesmo potencial eleitoral.

As revelações feitas após a Operação Lava Jato, as decisões recentes de Cortes superiores que demoliram as suas decisões; além do desgaste provocado pela passagem no Governo Bolsonaro fizeram derreter a imagem de alguém que poderia desafiar o sistema estabelecido e levar o país a um novo patamar de práticas políticas.

Mas, ainda assim, o ex-juiz é um importante reforço para o partido.

Poderá, inclusive, não disputar a Presidência. Há defensores de uma candidatura ao Senado ou, quem sabe, a vice.

Nas redes sociais o ex-juiz tem feito críticas ao seu ‘ex-patrão’, o presidente Jair Bolsonaro. Tem defendido a retomada de pautas que priorizem o combate à corrupção.

A bandeira é sempre pertinente, mas diferente do que ocorreu em 2018 não deverá ter peso significativo nas eleições de 2022. Será trocada pelo debate sobre a catástrofe da pandemia e pela agenda econômica.

Em um país onde as ruas estão lotadas de pedintes e as famílias vivem a incerteza sobre o pão de cada dia, o discurso de Moro perde espaço no debate. O Podemos, contudo, continua apostando nele.