Cartel do lixo: Polícia Federal cumpriu mandado de busca na cidade de Sousa

Operação cumpriu, em todo o país, 15 mandados de busca

Cartel do lixo: Polícia Federal cumpriu mandado de busca na cidade de Sousa
Foto: Ascom

Pelo menos um dos 15 mandados de busca e apreensão da Operação ‘Mercado Pacificado’, deflagrada hoje pela Polícia Federal para investigar um suposto cartel de empresas de coleta de lixo, foi cumprido na cidade de Sousa, no Sertão do Estado.

A informação está no material divulgado pela Polícia Federal.

Ao todo, 75 policiais federais e 57 integrantes do CADE participaram do cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão, no Distrito Federal e nas cidades de São Paulo/SP, Embu das Artes/SP, Suzano/SP, Itabuna/BA, Salvador/BA, Imperatriz/MA, São Luis/MA, Sousa/PB, Recife/PE, Duque de Caxias/RJ, Caxias do Sul/RS e Cachoeirinha/RS.

A investigação baseia-se em um Acordo de Leniência firmado no ano de 2019, cujos signatários apresentaram evidências de condutas anticompetitivas.

De acordo com o que foi apurado, eram estabelecidos acordos entre concorrentes para fixação de preços, condições e vantagens em licitações públicas e privadas, divisão de mercado e de clientes por meio de Acordos de Não-Agressão, supressão de propostas e apresentação de propostas de cobertura, troca de informações comerciais e concorrencialmente sensíveis entre empresas.

Na prática, essas ações visavam a favorecer licitantes e frustrar o caráter competitivo das licitações.

Segundo análise realizada pelo CADE, foram afetados por essa atividade anticompetitiva, ao menos, o Distrito Federal e os Estados da Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Há, ainda, indícios de que os Estados do Rio Grande do Norte e de Santa Catarina também foram afetados.

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa e por outros crimes contra a ordem tributária; além de outros delitos que eventualmente forem constatados no curso da investigação.

Com informações da Ascom – Polícia Federal ***