Beneficiários do Auxílio Brasil terão 1,7 mil vagas em cursos de qualificação no IFPB

Cursos serão gratuitos em João Pessoa, Campina Grande e Santa Rita

IFPB Campina Grande
Foto: Divulgação IFPB/Campina Grande

Os beneficiários do programa Auxílio Brasil, na Paraíba, poderão ter acesso a cursos de qualificação profissional de Microempreendedor Individual (MEI), ofertado pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). As inscrições deverão ser iniciadas em janeiro do próximo ano, conforme a instituição.

O IFPB participou de chamadas públicas divulgadas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e teve suas propostas aprovadas para a oferta de cursos de qualificação profissional no âmbito do Qualifica Mais Progredir.

A iniciativa é uma linha de fomento para a oferta de cursos de qualificação voltados a beneficiários do Auxílio Brasil. O beneficiário precisará ter idade de 18 anos ou mais e ensino fundamental completo.

Os cursos, com carga horária total de 160 horas, devem ser ofertados gratuitamente na modalidade presencial, durante o ano de 2022, sendo 700 vagas no Campus João Pessoa, 500 vagas no Campus Campina Grande e outras 500 vagas no Campus Santa Rita, totalizando 1.700 vagas.

Atualmente na Paraíba existem 523 mil famílias cadastradas no programa. Outras 78 mil, conforme a secretaria de Desenvolvimento Humano, estão na lista de espera.