Prefeituras da Paraíba não irão fazer ‘rateio’ do Fundeb, avisa Famup

Expectativa é de que 40% das prefeituras não consigam alcançar o índice de 70% com pessoal

George Coelho, presidente da Famup (Foto: Divulgação)
Prefeituras da Paraíba não irão fazer 'rateio' do Fundeb, avisa Famup
George Coelho/Presidente Famup/ (Foto: Divulgação)

As prefeituras paraibanas não deverão fazer rateio dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) com os servidores da Educação este ano. A informação é do presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho.

A entidade se reuniu ontem com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Fernando Catão, e aguarda para hoje a publicação de um parecer do órgão orientando sobre o tema.

O novo Fundeb preceitua que, no mínimo, 70% dos recursos devem ser usados para pagamento da folha de profissionais de educação. A expectativa da Famup é de que 60% dos municípios paraibanos alcancem, este ano, o percentual de 70%.

“Não vai ter rateio. Os recursos remanescentes, que sobrarem, poderão ser usados até abril de 2022”, argumentou Coelho.

Ele ressalta que os gestores precisam também obedecer a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei Complementar 173.

Na Educação estadual também não haverá rateio. A ‘Pasta’ alcançou o índice de 78% com a folha, conforme o secretário Cláudio Furtado.

A proposta de rateio vinha sendo defendida por parte da categoria dos servidores da Educação. Se o parecer do TCE de fato indicar para outra direção, os planos dos profissionais ficarão cada vez mais distantes.