Novato na Câmara, vereador campinense praticamente zerou em projetos de lei em 2021

Hilmar Falcão é coautor de um único projeto, segundo SAPL

Foto: reprodução
Novato na Câmara, vereador campinense praticamente zerou em projetos de lei em 2021
Foto: reprodução

Ontem publiquei aqui no Blog que o deputado Doda de Tião, do PTB, zerou no quesito apresentação de projetos de lei na Assembleia Legislativa ano passado. A ‘proeza’, de manter uma baixa produtividade, não está restrita a ele. Na Câmara de vereadores de Campina Grande, o vereador Hilmar Falcão praticamente zerou também.

Digo praticamente porque há, no SAPL da ‘Casa’, um único projeto de lei em que ele é coautor.

A proposta buscava instituir uma verba indenizatória para os vereadores e teve a subscrição de Hilmar e de outros vários membros, mas não chegou a ser votada.

Novato na Câmara, vereador campinense praticamente zerou em projetos de lei em 2021
Foto: reprodução

Hilmar Falcão está em seu primeiro mandato. A pouca produtividade dele contrasta com uma quantidade expressiva  de propostas apresentadas por outros novatos da Casa.

Vereador diz que tem atuação junto às comunidades

Ao blog, por telefone, o vereador Hilmar Falcão assegurou que apresentou outros projetos de lei em 2021. Os registros, contudo, não estão no SAPL da Câmara e a assessoria do parlamentar não enviou para o blog, até a publicação desse post, os projetos.

Ele lembrou, porém, que tem tido uma atuação junto às comunidades.

“O meu mandato é junto ao povão. Não adianta apresentar projetos e não ter resultados”, justificou Hilmar.

Análise

A verdade é que o trabalho de um vereador e/ou deputado vai muito além da apresentação de projetos de lei. Passa também pelo acompanhamento das demandas populares e pela fiscalização do Executivo.

Mas é fato que, na essência, todos eles são legisladores. Eleitos para apresentar ideias e projetos que ajudem a melhorar a vida das pessoas.

É vexatório que, durante um ano inteiro, nossos representantes sejam incapazes de apresentar um único projeto – como é o caso de Doda de Tião, na Assembleia.