Assembleia retoma sessões com desafio de julgar contas reprovadas de um ex-governador

Sessões voltaram a acontecer hoje na Assembleia

Foto: reprodução/Youtube ALPB
Assembleia retoma sessões com desafio de julgar contas reprovadas de um ex-governador
Foto: reprodução/Youtube ALPB

As sessões na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) voltaram a ser realizadas na manhã de hoje. A primeira, em formato híbrido, teve a participação do governador João Azevêdo (Cidadania). Candidato natural à reeleição, ele fez um balanço dos três primeiros anos de gestão e anunciou investimentos.  

E este ano, no qual a maior parte dos parlamentares disputará a reeleição ou outros cargos públicos, o Legislativo estadual tem pelo menos dois desafios.

O primeiro deles é manter-se ativo. Isso porque, via de regra – em todo o país e aqui na paraíba também – alguns parlamentares ‘abandonam’ os trabalhos nos legislativos para acompanhar de perto as bases eleitorais.

O segundo e bem mais objetivo é a análise das contas de 2016 do ex-governador Ricardo Coutinho (PT). O ex-gestor teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado e agora caberá aos deputados a decisão de manter ou derrubar o entendimento do TCE.

A análise, aliás, será a primeira na história do Estado.

Por ser incomum, há uma expectativa muito forte sobre qual entendimento irá prevalecer na ‘Casa’. O ano legislativo começou hoje, mas a movimentação em torno do tema já ocorre há tempos.