Câmara aprova Medida Provisória que amplia acesso ao Prouni para alunos de escolas particulares sem bolsa

Matéria segue para o Senado.

Página inicial do Prouni 2022. Foto: Iara Alves.

A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (12) a Medida Provisória (MP) que muda as regras do Programa Universidade para Todos (Prouni), com a permissão da oferta de bolsas pelas faculdades privadas a alunos vindos de escolas particulares sem bolsa. A matéria segue para o Senado.

Ao ser editada, em dezembro do ano passado, o governo federal justificou que a medida busca ampliar o acesso ao ensino superior a estudantes egressos do ensino médio privado que fizeram o curso com bolsas parciais.

Na seleção, também está incluída a possibilidade de dispensa de apresentação do documento que comprove renda familiar e a situação de pessoas com deficiência, quando as informações estiverem disponíveis em bancos de dados de órgãos do governo.

O relator Átila Lira (PP-PI) explicou ainda que a MP foi editada após verificada necessidade de cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

A esta motivação, acrescenta-se a necessidade de dar resposta a desafios que o Prouni tem enfrentado em função das repercussões oriundas da pandemia de covid-19, notadamente o crescimento de vagas ociosas nos processos seletivos mais recentes”, justificou.

Com Agência Brasil*