Prazo para tirar e regularizar título de eleitor termina nesta quarta-feira (4); veja o que fazer

Documento pode ser emitido pela internet, no site do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). 

População pode solicitar título de eleitor virtualmente – mas não receberá o documento físico.

Termina na próxima quarta na próxima quarta-feira (4) o prazo para que o eleitor tire ou regularize o título e se torne apto para votar nas eleições deste ano. O documento pode ser emitido em poucos minutos, pela internet, no site do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

>>> Veja quando o título de eleitor pode ser cancelado e o que fazer para regularizar o documento

>>> Biometria não será exigida nas eleições 2022

>>> TRE-PB tem três canais de atendimento remoto para regularizar situação eleitoral e outros serviços

Os eleitores que preferem a assistência presencial podem agendar o atendimento na cidade onde moram, em uma das Zonas Eleitorais. Os contatos de cada uma das zonas da Paraíba também estão disponíveis no site do TRE-PB.

O órgão, contudo, pede que os eleitores optem pelo atendimento remoto, para evitar aglomerações nas unidades do órgão.

Ainda neste ano, a validação biométrica permanece suspensa por causa da pandemia da Covid-19. Por causa disso, os novos eleitores que emitiram o título de eleitor em papel, ou o aplicativo e-Título, e ainda não validaram a biometria, podem votar normalmente nas eleições 2022.

Passo a passo para tirar o título de eleitor

1 – Acesse o site do TRE-PB pelo endereço https://www.tre-pb.jus.br/ e clicar na aba “ATENDIMENTO AO ELEITOR“, destacada na cor amarela.

2 – Conferir se tem em mãos dados a exemplo de nome completo, data de nascimento, nome da mãe e nome do pai. Se tiver, deve clicar no botão “SIM” para continuar com o atendimento.

3 – Veja se possui débito com a Justiça Eleitoral e confira a seguinte lista de documentos, que devem ser anexados ao pedido:

  • Documento oficial de identidade com foto (frente e verso).
  • Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço).
  • Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito).
  • Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência a partir de 18 anos até 31 de dezembro do ano que completar 45 anos).

Também é necessário tirar uma selfie (com o próprio celular) segurando, ao lado do rosto, o documento oficial de identificação, com o lado que contenha a foto voltado para a câmera. As imagens devem estar totalmente legíveis.

Depois, clique no campo “INICIAR SEU ATENDIMENTO A DISTÂNCIA“.

4 – No campo título de eleitor, na tela de identificação do requerente, selecione a opção “NÃO TENHO” se você nunca possuiu título eleitoral. Preencha as informações solicitadas e envie o requerimento.

5 – Após o envio do requerimento, é possível acompanhar o pedido pelo site do TRE-PB, no endereço: cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/acompanharRequerimento

TRE da Paraíba tem três canais de atendimento remoto para regularizar situação eleitoral e outros serviços

Os eleitores paraibanos não precisam ir aos cartórios eleitorais para se alistar, regularizar ou atualizar a situação cadastral na Justiça Eleitoral. Agora, isso é possível por meio de três canais remotos, disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Autoatendimento do eleitor

Na ferramenta de autoatendimento do eleitor, é possível até imprimir título de eleitor, ter acesso a informações como o local de votação, atualizar a situação cadastral e também fazer alteração do domicílio eleitoral.

>>> Ferramenta de atendimento do eleitor

Eleitores cegos, com baixa visão ou com outros tipos de deficiência também conseguem usar a plataforma. O objetivo, para eles, é que exista mais autonomia no manuseio.

Atendimento via WhatsApp

O eleitor também pode tirar dúvidas e ser atendido pelo Whatsapp, pelo número (83) 3512-1500.

Atendimento via chat

O atendimento interativo também pode acontecer pelo site do TRE-PB.

Todos os canais podem ser acessados por computadores, celulares e tablets.

Ida ao cartório eleitoral

O comparecimento ao cartório eleitoral só será necessário para a coleta dos dados biométricos dos eleitores que ainda não a fizeram. Mas, a identificação biométrica ainda não será exigida nas eleições deste ano.