Gaeco investiga arrombamento de Secretaria do Estado e furto de documentos relativos a cooperativas

Informações estão em pedido de prisão encaminhado à Justiça

Foto: divulgação/Vigilância Sanitária de JP
Gaeco investiga arrombamento de Secretaria do Estado e furto de documentos relativos a cooperativas
Foto: divulgação/Vigilância Sanitária de JP

A Operação 5764, desencadeada pelo Gaeco e outros órgãos para investigar fraudes em licitações e contratos firmados junto a cooperativas na Paraíba, tenta esclarecer alguns episódios ainda ‘nebulosos’. Um deles é o arrombamento da sede da Secretaria Executiva de Economia Solidária do Estado, localizada no bairro Tambauzinho, em João Pessoa.

O órgão foi arrombado no dia 15 de agosto de 2020 – antes da etapa ostensiva da 5764.

Os arrombadores, em vez de levarem computadores e outros equipamentos de valor, preferiram furtar documentos e contratos firmados junto às cooperativas – algumas delas investigadas pela 5764.

As informações sobre o caso estão no pedido de prisão preventiva apresentado pelo Gaeco, que resultou nas prisões de Jaciel Franklin e Marcelo Eleutério de Melo.

Por enquanto não há elementos na investigação que comprovem a autoria do arrombamento e o furto da documentação. O Gaeco está na ‘cola’ para descobrir quem foram os responsáveis.

O que os investigadores sabem, porém, é que a tentativa de destruir possíveis provas não obteve êxito. É que toda a documentação furtada já havia sido digitalizada. A tecnologia ‘salvou’ parte do conjunto probatório, avaliam os investigadores.

Denúncia

Na investigação 7 pessoas já foram denunciadas à Justiça pelo Gaeco. Além de Jaciel Franklin e Marcelo Eleutério de Melo, fazem parte da lista a ex-secretária executiva de Economia Solidária, Roseana Meira; Leonardo do Nascimento, Elioenai de Franca Silva, Adriano Pereira da Silva e Deneh Carter Pereira da Silva.

Ontem o Diário Oficial do Estado publicou a exoneração, a pedido, de Roseana Meira.

Desde o início da operação o Governo do Estado tem dito que tem colaborado com as investigações.