Reitor da UFPB deixa ‘liturgia do cargo’ de lado e aparece com pré-candidatos agradecendo recursos. Veja vídeo

Valdiney Gouveia participou de gravação ao lado de bolsonaristas

Foto: Reprodução/TV Cabo Branco
Reitor da UFPB deixa 'liturgia do cargo' de lado e aparece com pré-candidatos agradecendo recursos. Veja vídeo
Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no fim de 2020, sob protestos de estudantes e professores, o reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia, tem passado em alguns episódios longe da ‘liturgia’ que se espera de alguém que está à frente da instituição.

Recentemente, por exemplo, envolveu-se numa polêmica depois de conquistar mais uma vaga na graduação da universidade através do sistema de cotas.  

Hoje, um vídeo publicado nas redes sociais pelo pré-candidato ao Senado, Bruno Roberto (PL), mostra o chefe maior da universidade agradecendo e enaltecendo a ação do deputado Wellington Roberto (PL), pai de Bruno e pré-candidato à reeleição.

O motivo é a destinação de recursos para reforma das fachadas do Hospital Universitário Lauro Wanderley. De acordo com o relato, o deputado teria destinado R$ 20 milhões para reformas na unidade.

Wellington é considerado hoje o principal interlocutor do presidente Jair Bolsonaro no Estado e tem ajudado a coordenar a campanha dele na Paraíba.

“Isso significa homens, pessoas que lutam pela saúde. E lutar pela saúde é apoiar também o hospital Lauro Wanderley. É apoiar a Universidade Federal da Paraíba”, disse o reitor.

“Em quatro décadas não se fez o que o deputado e outros colegas parlamentares conseguiram fazer aqui”, complementou Valdiney.

A aparição do reitor não configura nenhuma irregularidade. A discussão não é essa. Porém não parece razoável que alguém que esteja ocupando a Reitoria de uma universidade pública, como é a UFPB, participe de gravações ao lado de pré-candidatos – exaltando o trabalho realizado por esses atores.

Em plena pré-campanha eleitoral, a postura é por demais inadequada e esdrúxula.

A imagem de seu mandato no comando da instituição, que já é vez por outra alvo de críticas, acaba ficando ainda mais desgastada.