Tragédia anunciada: 43% das escolas inspecionadas pelo TCE não têm biblioteca e faltam laboratórios para 59%

Dados foram obtidos por auditores do TCE

Foto: Divulgação
Tragédia anunciada: 43% das escolas inspecionadas pelo TCE não têm biblioteca e faltam laboratórios para 59%
Foto: Arquivo

Um relatório divulgado hoje pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), com resultados da fiscalização em escolas estaduais e municipais na Paraíba, traz uma realidade desoladora: em 43% das escolas visitadas não há biblioteca e 59% das unidades não possuem laboratórios de informática.

É uma tragédia anunciada para milhares de estudantes que dependem do ambiente escolar público. E um ‘tapa na cara’ dos gestores públicos responsáveis por essas unidades.

As fiscalizações aconteceram em 278 escolas localizadas em 80 municípios paraibanos.

Os auditores também identificaram que mesmo após dois anos de pandemia, em que o ensino aconteceu de forma remota, 66% dos locais visitados não demonstraram indícios de reformas e em 42% deles não há local adequado para prática desportiva.

Com relação à merenda escolar, um outro desafio: em 11% das unidades foram constatados alimentos com prazo de validade vencida.

“A finalidade dessa auditoria é identificar e corrigir os problemas que afetam o setor de educação. Todas as informações, fotos, dados, situações de irregularidade, coletadas durante a fiscalização foram transmitidas em tempo real”, observou o presidente do TCE, conselheiro Fernando Catão.

As prefeituras e o Estado serão notificados para corrigir os problemas. É o mínimo que precisa ser feito.