PLENO PODER
Mesmo com pandemia, paraibanos começam a escolher novos prefeitos e 2203 vereadores
Eleitores deverão usar máscaras e manter o distanciamento. Quase três milhões estão aptos para votação
Publicado em 15/11/2020 às 9:55 | Atualizado em 30/08/2021 às 20:50
Com máscaras de proteção, distanciamento nas filas e álcool em gel em mãos, quase três milhões de paraibanos deverão ir às urnas hoje para a escolha dos novos 223 prefeitos e 2203 vereadores no Estado. No caso dos prefeitos, é possível que nem todos sejam eleitos hoje, já que João Pessoa e Campina Grande poderão ter segundo turno nas eleições municipais.
Em um processo eleitoral atípico, com proibições de carreatas, passeatas e comícios e um tempo curto de campanha, o eleitorado vai definir quem serão os gestores municipais e legisladores pelos próximos quatro anos.
Uma tarefa, é forçoso reconhecer, espinhosa - mas extremamente necessária.
É que o nível dos eleitos, em anos anteriores, demonstra o quanto ainda temos a aprender com nossas escolhas. Câmaras municipais improdutivas, com leis mal elaboradas e flagrantemente inconstitucionais; desmandos administrativos e escândalos de corrupção em prefeituras não faltaram, nos últimos anos, nas cidades paraibanas.
Ir às urnas hoje, em meio a uma pandemia, precisa significar uma tentativa de aperfeiçoar esse estado de coisas.
A votação teve início às 07h. Até o fechamento das urnas o momento será de optar por aqueles que reúnam as melhores condições para a resolução dos problemas coletivos. São eles que, pelos próximos quatro anos, irão ter em mãos os recursos e as decisões que poderão modificar a vida de milhões de paraibanos.
A data já é por demais simbólica: 15 de novembro, dia da Proclamação da República. Que possamos ir, com segurança e responsabilidade, às urnas.
Comentários