PLENO PODER
Paraíba registra 2,3 mil acidentes de trabalho em um ano e MPT destaca subnotificação de empregos informais
Do total, 953 casos foram registrados em João Pessoa e outros 497 em Campina Grande.
Publicado em 28/04/2021 às 10:50 | Atualizado em 30/08/2021 às 19:55
Pelo menos 2,3 mil notificações de acidentes de trabalho foram registradas na Paraíba em 2020, segundo um levantamento feito pelo Ministério Público do Trabalho.
Desse total, 953 casos foram registrados em João Pessoa e outros 497 em Campina Grande. A quantidade, no entanto, é 27% a menos do que o total registrado em 2019.
A redução é atribuída à pandemia de Covid-19, quando as atividades econômicas paralisaram e muitos trabalhadores perderam o emprego.
O número de acidentes é referente apenas a pessoas com empregos formais.
“Ficam fora dessas estatísticas de acidentes aqueles trabalhadores que atuam na informalidade, muitas vezes desempenhando atividades insalubres e perigosas”, observou o procurador do Trabalho, Raulino Maracajá.
No entanto, mesmo com as subnotificações, a média é de, pelo menos, seis acidentes notificados, por dia, na Paraíba. Em Campina, de pouco mais de um caso por dia.
Segmentos com mais notificações
As atividades de atendimento hospitalar lideram o ranking dos setores econômicos com mais notificações de acidentes, com 13% do total. Já o setor de fabricação de calçados soma 5% do todo e o do comércio varejistas, especialmente de supermercados, acumula 3% dos casos.
Entre as lesões mais frequentes, estão fraturas, cortes, esmagamento e escoriações, por exemplo.
Por Iara Alves
Comentários