icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

PMDB vai 'marchar' sozinho

PT está definitivamente fora da coligação com o PMDB. Decisão tomada na noite de segunda-feira pelo TRE-PB.

Publicado em 12/08/2014 às 6:00 | Atualizado em 05/03/2024 às 14:25

O PT está definitivamente fora da coligação com o PMDB. Esta foi a decisão tomada ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral ao julgar prejudicada a ação de impugnação proposta pelo PSB contra a aliança PMDB-PT. Os juízes entenderam que como já havia uma decisão proferida pelo próprio tribunal não caberia mais discutir a matéria.

Na sessão de ontem foi analisado o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap) do PMDB. Depois que foi resolvida a questão da aliança PMDB-PT, a Corte decidiu aprovar a chapa majoritária do PMDB, com a candidatura de Vital do Rêgo a governador e de Roberto Paulino a vice-governador. Também foi deferida a chapa ao Senado, encabeçada por José Maranhão e como suplentes Nilda Gondim e Roosevelt Vita.

O advogado Carlos Fábio, da coligação liderada pelo PMDB, não se conformou com a decisão do TRE contra a aliança PMDB-PT e disse que ingressará com um recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O PMDB sofreu duas derrotas na sessão de ontem na briga travada com o PSB pelo passe do PT.

A primeira derrota ocorreu no julgamento dos embargos que o partido interpôs questionando o julgamento realizado no último dia 4 que aprovou a aliança do PT com o PSB.

Os embargos foram rejeitados por unanimidade, mantendo a decisão anterior. A Corte entendeu que o objetivo do recurso era rediscutir a matéria. O processo foi relatado pelo desembargador João Alves, sendo seguido pelos demais membros da Corte. Até os que votaram a favor da aliança do PT com o PMDB, acompanharam o voto do relator, como foi o caso dos juízes Rudival Gama, Sylvio Porto e Breno Wanderley.

O PMDB havia juntado um documento novo da Comissão Executiva Nacional do PT indicando que na Paraíba a aliança seria com o partido e não com o PSB. O documento sequer chegou a ser analisado pela Corte, uma vez que foi levantada a questão de que a discussão estava prejudicada pelo fato de que o TRE já havia se pronunciado pela aliança PT-PSB. O relator do processo do PMDB, juiz Sylvio Porto, e o juiz Breno Wanderley, foram os únicos a defender a coligação PT-PMDB.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp