POLÍTICA
PSB da capital discute hoje pedido para adiar congresso
Grupo do prefeito Luciano Agra solicitou o adiamento da congresso.
Publicado em 05/06/2012 às 8:00
O presidente municipal do PSB, Ronaldo Barbosa, garantiu ontem que os dirigentes do PSB de João Pessoa vão se reunir hoje, às 18h, na sede do partido, para discutir sobre a realização do congresso que deve oficializar o nome do pré-candidato à Prefeitura de João Pessoa. O prefeito Luciano Agra está confiante que será acatado o pedido protocolado ontem pelo 1º vice-presidente do diretório municipal do PSB, Alexandre Urquiza, para adiamento da convenção do partido, marcada para o próximo dia 10. O evento tem como objetivo deliberar sobre as candidaturas majoritária e proporcionais da legenda nas eleições deste ano.
Segundo o presidente municipal do PSB, três pontos do congresso serão discutidos na reunião. “Nós vamos discutir a homologação das (pré) candidaturas, o regimento interno e os preparativos do congresso”, informou Ronaldo Barbosa.
A justificativa de Alexandre Urquiza para a mudança da data é que quando o Congresso foi agendado, havia apenas uma pré-candidatura do partido para o cargo de prefeito da capital. “O prefeito Luciano Agra colocou o seu nome à disposição do partido para que fosse analisado o seu direito de disputar a reeleição, sendo necessário que o Diretório Municipal promova uma mínima viabilização de debate interno para esclarecimento dos filiados, o que não ocorrerá se a data for mantida”, diz no documento enviado a Barbosa.
O vice-presidente municipal frisou também que o dia escolhido para Congresso Municipal do PSB em João Pessoa é a mesma data em que a direção nacional do partido se reunirá em Brasília para discutir e encaminhar resoluções para as convenções municipais. “Logo, é flagrante a inviabilidade do presente congresso, pois ainda não há posicionamento normativo da nacional em relação aos procedimentos que devem nortear os diretórios municipais”, afirmou Urquiza. Para ele, caso haja o congresso no dia 10, haverá flagrante descumprimento à determinação do artigo 16 do Estatuto, que diz que devem ser observadas as diretrizes emanadas do órgão hierarquicamente superior.
Comentários