POLÍTICA
PT completa 30 anos de existência em meio a um racha na Paraíba
Partido dos Trabalhadores (PT) comemora nesta quarta-feira (10) trinta anos de fundação, que aconteceu em 10 de fevereiro de 1980.
Publicado em 10/02/2010 às 9:30
Por Aline Lins
Do Jornal da Paraíba
O Partido dos Trabalhadores (PT) comemora nesta quarta-feira (10) trinta anos de fundação, que aconteceu em 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion, em São Paulo, impulsionado principalmente pela luta dos trabalhadores. Na Paraíba, a primeira convenção do PT e a primeira reunião do Diretório Regional do partido, na Assembleia Legislativa da Paraíba, ocorreu em 6 de setembro do ano seguinte, 1981, conforme ata do partido. Nesse dia foi eleita a Comissão Executiva Regional do PT paraibano, presidida por Eliezer Pedrosa Gomes.
“O dia 10 de fevereiro de 1980 foi o dia em que houve o encontro nacional, quando foram aprovados o estatuto e as diretrizes do nosso partido. Após fundado o partido, que tinha representação de todos os Estados, nós começamos a campanha de filiação”, contou o deputado federal Luiz Couto, presidente estadual do PT paraibano.
O deputado Rodrigo Soares, eleito presidente estadual da legenda no último processo de Eleições Diretas (PED), em novembro passado, destaca que a criação do PT se confunde com a luta da sociedade brasileira por democracia.
Conforme manifesto de fundação do PT no Brasil, o partido “surge da necessidade sentida por milhões de brasileiros de intervir na vida social e política do país para transformá-la”, deixando claro, após anos de luta contra a ditadura militar e de sua participação no renascimento dos movimentos sindical e social, que “a democracia é uma conquista”.
Segundo Luiz Couto, no primeiro momento da fundação do PT na Paraíba houve grande participação do segmento ligado à universidade, mas com o tempo os trabalhadores foram percebendo a importância de contarem com a condução do partido e aos poucos foram se filiando.
31 mil filiados e gestão de 4 prefeituras
Hoje, o PT da Paraíba tem mais de 31 mil filiados. As prefeituras de Pombal, São Miguel de Taipu, Gurjão e Livramento são do PT, bem como dois deputados estaduais na Assembleia Legislativa, um deputado federal na Câmara dos Deputados, que é o próprio Luiz Couto, o vice-governador da Paraíba, Luciano Cartaxo, e mais de 80 vereadores.
A primeira Comissão Executiva Regional, presidida por Eliezer Pedrosa Gomes, teve como 1º vice-presidente José Alves da Silva, o 2º vice-presidente foi Francisco Nóbrega Gadelha de Queiroga, o secretário geral Laércio Losano, o secretário Severino José de Lima e Wagner Braga Batista o tesoureiro. Mais de 30 pessoas participaram da Convenção, em 1981. Alguns não estão mais no partido. Uns foram para o PSTU, outros para o PSOL, para o PCO e outros ainda foram para o PMDB.
Com 30 anos de criação, o partido passou por mudanças radicais, e entre os desafios que tem pela frente, de acordo com uma das principais lideranças da legenda, destaca-se a necessidade de recuperar algumas bandeiras do PT e a relação com os movimentos sociais.
Comentários