icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

PT completa 30 anos de existência em meio a um racha na Paraíba

Partido dos Trabalhadores (PT) comemora nesta quarta-feira (10) trinta anos de fundação, que aconteceu em 10 de fevereiro de 1980.

Publicado em 10/02/2010 às 9:30

Por Aline Lins
Do Jornal da Paraíba

O Partido dos Trabalhadores (PT) comemora nesta quarta-feira (10) trinta anos de fundação, que aconteceu em 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion, em São Paulo, impulsionado principalmente pela luta dos trabalhadores. Na Paraíba, a primeira convenção do PT e a primeira reunião do Diretório Regional do partido, na Assembleia Legislativa da Paraíba, ocorreu em 6 de setembro do ano seguinte, 1981, conforme ata do partido. Nesse dia foi eleita a Comissão Executiva Regional do PT paraibano, presidida por Eliezer Pedrosa Gomes.

“O dia 10 de fevereiro de 1980 foi o dia em que houve o encontro nacional, quando foram aprovados o estatuto e as diretrizes do nosso partido. Após fundado o partido, que tinha representação de todos os Estados, nós começamos a campanha de filiação”, contou o deputado federal Luiz Couto, presidente estadual do PT paraibano.

O deputado Rodrigo Soares, eleito presidente estadual da legenda no último processo de Eleições Diretas (PED), em novembro passado, destaca que a criação do PT se confunde com a luta da sociedade brasileira por democracia.

Conforme manifesto de fundação do PT no Brasil, o partido “surge da necessidade sentida por milhões de brasileiros de intervir na vida social e política do país para transformá-la”, deixando claro, após anos de luta contra a ditadura militar e de sua participação no renascimento dos movimentos sindical e social, que “a democracia é uma conquista”.

Segundo Luiz Couto, no primeiro momento da fundação do PT na Paraíba houve grande participação do segmento ligado à universidade, mas com o tempo os trabalhadores foram percebendo a importância de contarem com a condução do partido e aos poucos foram se filiando.

31 mil filiados e gestão de 4 prefeituras

Hoje, o PT da Paraíba tem mais de 31 mil filiados. As prefeituras de Pombal, São Miguel de Taipu, Gurjão e Livramento são do PT, bem como dois deputados estaduais na Assembleia Legislativa, um deputado federal na Câmara dos Deputados, que é o próprio Luiz Couto, o vice-governador da Paraíba, Luciano Cartaxo, e mais de 80 vereadores.

A primeira Comissão Executiva Regional, presidida por Eliezer Pedrosa Gomes, teve como 1º vice-presidente José Alves da Silva, o 2º vice-presidente foi Francisco Nóbrega Gadelha de Queiroga, o secretário geral Laércio Losano, o secretário Severino José de Lima e Wagner Braga Batista o tesoureiro. Mais de 30 pessoas participaram da Convenção, em 1981. Alguns não estão mais no partido. Uns foram para o PSTU, outros para o PSOL, para o PCO e outros ainda foram para o PMDB.

Com 30 anos de criação, o partido passou por mudanças radicais, e entre os desafios que tem pela frente, de acordo com uma das principais lideranças da legenda, destaca-se a necessidade de recuperar algumas bandeiras do PT e a relação com os movimentos sociais.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp