icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Recadastramento já chega a 120 mil

Em relação à meta do Tribunal Superior Eleitoral, a Paraíba mantém o segundo menor desempenho entre os Estados nordestinos.

Publicado em 23/07/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:35

O número de eleitores paraibanos que fez o recadastramento biométrico na Paraíba superou a marca de 120 mil títulos eleitorais cadastrados. Nos maiores colégios eleitorais do Estado, João Pessoa e Campina Grande, foram atendidos 53.319 (11,2%) e 35.251 (12,7%) eleitores, respectivamente. Os números incluem o alistamento de novos eleitores e transferências de títulos. Em relação à meta do Tribunal Superior Eleitoral, a Paraíba mantém o segundo menor desempenho entre os Estados nordestinos, atingindo a marca de 11,84% da meta proposta. A Bahia segue em último, com apenas 2,35% da meta.

Considerando as transferências e novos títulos emitidos pela Justiça Eleitoral, o percentual de eleitores recadastrados biometricamente sobe para 13,5% na Paraíba. A meta é concluir 893,791 mil títulos eleitorais - em 19 municípios - até março de 2014. “Mas esse total pode mudar, já que os eleitores entre 16 e 18 anos que estão se alistando para votar na próxima eleição e os eleitores que estão transferindo o título para os municípios onde está ocorrendo o recadastramento também são computados”, explicou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.

Nos demais Estados do Nordeste, apenas Pernambuco propôs uma meta superior ao TRE-PB, com previsão de mais de 2,1 milhões de eleitores recadastrados. De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Leonardo Lívio, depois de Alagoas e Sergipe, que já concluíram o cadastramento, a Paraíba será o terceiro Estado no Nordeste a alcançar o maior números de eleitores com dados biométricos.

MUNICÍPIOS

Desde o início do recadastramento biométrico na Paraíba, em fevereiro deste ano, apenas os municípios de Boa Vista e Capim cumpriram a meta de recadastrar pelo menos 80% do eleitorado e já estão aptos a realizar as eleições de modo mais seguro, através do reconhecimento do eleitor pelas suas digitais. Os próximos a atingirem o percentual deverão ser os municípios de Emas e Aguiar, que chegaram, respectivamente, a 77,8% e 73,4% de eleitores recadastrados com a biometria, conforme o último levantamento da Secretaria de TI do TRE.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp