POLÍTICA
Ricardo Coutinho tem menor rejeição entre os candidatos ao Governo
Ibope perguntou em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum. Ricardo tem a menor rejeição, enquanto que Érico Feitosa tem a pior. José Maranhão aparece com o segundo pior índice.
Publicado em 28/05/2010 às 19:20
Phelipe Caldas
Dentre todos os candidatos que se apresentam para disputar as eleições estaduais deste ano, o ex-prefeito pessoense Ricardo Coutinho é o que apresenta o menor índice de rejeição. Os números são da pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (28) pela TV Cabo Branco, que traçou um panorama completo do pleito marcado para outubro.
Ao serem questionados sobre em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum, Ricardo recebeu 24% dos votos. A maior rejeição, por outro lado, ficou com Érico Feitosa (PHS), que aparece com 30%.
O governador José Maranhão, com 29% dos eleitores dizendo que não votam nele de jeito nenhum, tem a segunda maior rejeição e aparece ao lado de Nelson Júnior (PSOL), também com 29%. Lourdes Sarmento (PCO) tem refeição de 27%.
A pesquisa mostra ainda que 13% dos entrevistados não souberam responder à pergunta e que 9% se sentem a vontade para votar em qualquer uma das opções. A soma das porcetagens ultrapassam os 100% porque os entrevistados podiam escolher mais de uma opção.
Os dados sobre rejeição mostram um dado curioso se comparado com a primeira pesquisa Ibope apresentada em outubro do ano passado. Quando Ricardo ainda não tinha anunciado apoio ao ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e ao senador Efraim Morais (12%), a rejeição dele era de apenas 15%. Após as adesões, esta aumentou 12 pontos percentuais.
A pesquisa Ibope contratada pela Rede Paraíba de Comunicação foi realizada entre 24 e 26 de maio deste ano e entrevistou 1008 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais e tem grau de confiança de 5%.A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo de número 14.752/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo de número 12.490/2010.
Comentários